A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu na noite desta quarta-feira (18), o Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Complexo de Escuta Protegida, implementado pelo Governo Municipal, ficou em primeiro lugar na categoria “Poder Executivo” do eixo “Medidas Protetivas”. A solenidade de entrega da premiação aconteceu em Brasília, no auditório do CNJ, e contou com a participação da prefeita Sheila Lemos e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
O Prêmio Prioridade Absoluta é uma iniciativa que busca selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados para a promoção, valorização e respeito dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. A quarta edição do prêmio teve um total de 12 iniciativas vencedoras, divididas nos eixos temáticos Medidas Protetivas e Medidas Socioeducativas. Cada eixo contou com as categorias: Tribunal; Magistratura; Demais órgãos e entidades que fazem parte do Sistema de Justiça; Poder Executivo; Poder Legislativo e Empresa.
A premiação é uma forma de dar visibilidade às práticas de sucesso que promovam direitos infantojuvenis, proporcionando uma troca de experiências e informações entre diferentes órgãos, além de propor a modernização e a eficiência dos projetos vencedores.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, o Complexo de Escuta é referência nacional na política de direitos humanos voltada para crianças e adolescentes, e é muito gratificante para Vitória da Conquista receber essa premiação. “Somos referência na proteção e cuidado com as nossas crianças e adolescentes, e para isso contamos com o apoio dos nossos dedicados servidores da Saúde, Educação e da Assistência Social, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e de toda a Rede de Proteção”, disse.
A gestora destacou ainda que o Complexo de Escuta reflete a preocupação e cuidado do Governo Municipal com as crianças e adolescentes. “Nossa meta é oferecer ao município ações que dignifiquem a infância e adolescência, para formar uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”.
Ao final da solenidade foram exibidos vídeos com as iniciativas vencedoras. A do Complexo de Escuta Protegida foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que explicou em detalhes como se dá a tomada do depoimento especial na unidade. “A partir do Complexo de Escuta Protegida e da sua dimensão protetiva de crianças e adolescentes em contextos de violência, nós garantimos os direitos humanos dessas crianças e adolescentes, e acabamos com toda e qualquer forma de revitimização”, afirmou o secretário durante a explanação.