Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Como vender uma casa em Vitória da Conquista sem contar com uma imobiliária

Random image
Fonte: Pixabay

Nos últimos meses, a crise econômica do país pegou muitos de surpresa, principalmente para aqueles que pretendem vender ou adquirir imóveis que passaram a ficar disponíveis, desesperando quem pretende e precisa vender seu imóvel o mais rápido rápido, então muitos optaram por vender sem o auxílio de uma imobiliárias em Vitória da Conquista. Para isso dar certo, é necessário ter uma estratégia, técnicas de venda e entender as características do setor imobiliário. Se você entender o que atrai seu público, fica mais fácil conseguir um valor acessível e justo para todos, mas sem ser inflexível com o aumento do seu patrimônio.

Tenha toda a documentação do imóvel em dia

Enquanto estiver negociando o imóvel, o então proprietário deve ter toda a documentação em mãos para realizar a transferência do bem e comprovar a venda. Por isso, quem pretende vender um imóvel  deve entender que o mercado imobiliário possui como um dos requisito que esse imóvel esteja regular e sem pendências para que a venda seja feita sem interferências. Se quiser vender seu imóvel sem o auxílio de uma imobiliária, procure resolver todas as pendências antes mesmo de anunciá-lo. Quem estiver com pressa de comprar um imóvel dificilmente irá aceitar irregularidades e acabará procurando outras opções. Até mesmo porque, em geral, esses ajustes podem levar tempo para serem quitados e atualizados legalmente. O essencial é que você verifique se existem pendências financeiras, como taxas de IPTU atrasadas e se o imóvel está regular perante a justiça. Lembrando de que a compra e venda por meio de uma imobiliária já é burocrática. Você vendendo sem o auxílio da mesma pode ser mais trabalhoso do que imagina.

Deixe o imóvel apresentável para momentos de visitas

Quanto um possível comprar for vistoriar o imóvel à venda, garanta que este local esteja limpo e agradável para a visitação. Deixe os cômodos apresentáveis e ordenados para que gere interesse no comprador.  Retire tudo o que não contribuir para uma ótima ambientação e, se possível, abra as janelas horas antes da visita, para que o ambiente fique arejado. A luz natural contribui de forma positiva e ainda mostra aos interessados que a casa possui uma boa circulação de ar e luz solar, no qual contribui para a economia de energia, diminuindo as chances de mofo, bolor e umidade no imóvel.

Invista em reforma, caso seja necessário

Se o imóvel em que você está vendendo está com alguns danos e reparos pendentes, é importante que você resolva tudo isso antes de receber a primeira visita de um possível comprador. Faça ajustes que forem necessários, pinte as paredes, o teto para deixar tudo visualmente agradável com cuidados de casa nova e verifique se existem vidros e azulejos quebrados. Confira, também, se toda a fiação e encanamento estão em dia, pois problemas elétricos e hidráulicos podem demandar um gasto inesperado e nenhum comprador irá querer arcar com isso. Pequenos detalhes também fazem total diferença, por isso, observe com atenção o estado em que se encontra os pisos, das maçanetas e as esquadrias nas janelas para que o futuro comprador não vá atrás de outras casas à venda em Vitória da Conquista devido a tantos motivos negativos que encontrará no seu imóvel.

Esteja aberto para negociações

Às vezes, é difícil vender o imóvel exatamente pelo valor que você deseja, então, esteja aberto para negociar com o interessado pelo imóvel algumas maneiras que facilitem o pagamento para ambas as partes. Tenha em mente que neste momento de crise no país é difícil para todos e o ideal é que você reveja o valor e  as possibilidades para que o então comprador consiga pagar por meio de parcelas. Se houver inflexibilidade da sua parte para negociar valores, o comprador provavelmente irá se desinteressar e desistir da compra. Procure entender a situação dele e, se o valor que ele propôs está abaixo do que você havia anunciado tente mostrar seus pontos e chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes. Mostre a ele os pontos positivos do seu imóvel, destacando que a documentação está em dia, que o imóvel está em excelente condições de conservação e faça com que o seu preço pareça justo. Desta forma, você não perde o dinheiro e nem o cliente.

Anuncie o imóvel de forma atrativa

Para vender imóvel por conta própria, é necessário que você faça um anúncio atrativo para a divulgação. Não adianta ter o imóvel em perfeitas condições e regularizado se ele chegar ao público no qual você pretende atingir, por divulgá-lo de forma insatisfatória. Procure detalhar bem as características que o imóvel possui utilizando fotos para demonstrar a quantidade de cômodos, se possui áreas externas e áreas para lazer. Dê ênfase, também, se o imóvel já vem mobiliado, pois esse detalhe pode ser interessante para aqueles possíveis compradores que estão adquirindo sua primeira moradia. Na hora de falar sobre o local, destaque a localização, a segurança e as possibilidades de personalização. Deixe os meios para contato visíveis para facilitar o agendamento de visitas. Agora que você já sabe como descrever corretamente as condições e características do seu imóvel, é hora de saber onde deve anunciar. Uma das dicas é contar com a ajuda de portais imobiliários. Além da  possuírem experiência na área, esses sites atraem um alto número de interessados na comprar de imóveis. Isso aumenta as chances de vender o imóvel rápido mais rápido. Mas você também pode, optar por divulgar e anunciar em redes sociais, como: Facebook, Marketplace, e sites que possuem recursos confiáveis de compra e venda de bens.

Então, a resposta é SIM! Você pode vender seu imóvel facilmente e rapidamente sem envolver uma imobiliária. Basta você seguir todas as dicas dadas neste artigo.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam que é possível vender um imóvel sem contratar uma imobiliária.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também