O comércio de Vitória da Conquista está há quase 40 dias fechado devido a determinação do prefeito Herzem Gusmão, que adotou a medida em decorrência da pandemia de Coronavírus. Apesar dos protestos pedindo a reabertura do comércio, vários comerciantes já encontraram novas formas de efetuar suas vendas e garantir a sobrevivência de seus negócios nesse período crítico.
O Blog do Sena entrevistou o proprietário de um dos bares mais antigos do Centro de Vitória da Conquista, Paulo Odilon, conhecido como Paulinho do Bar. O bar funciona há mais de 40 anos na Rua 13 de Maio, e nunca antes o proprietário havia visto um crise tão grande. “Comércio fechou, acabou para todo mundo, ninguém está ganhando nada”, afirmou.
Apesar das dificuldades que vêm enfrentando, Paulo reconhece a importância do fechamento do comércio como forma de prevenir a disseminação do vírus, que já levou 4 pessoas a morte no município. Ele conta ainda que, assim como têm feito os outros comerciantes, encontrou no delivery uma forma de garantir as vendas.
“A gente tem trabalhado no delivery, vendendo um salgadinho. Mas o prefeito está certíssimo. Ele e o Brasil tem seguir o que o Ministério da Saúde fala, em que fechar o comércio e só o essencial tem que abrir”, avaliou o comerciante.
Assim como toda a população, Paulinho acredita que, em breve, poderá retomar as atividades e seguir a vida normalmente.