Após mais de 2 meses fechado, o comércio de Vitória da Conquista reabriu na última segunda-feira (01). Mesmo com as lojas funcionando em horário alternado, o grande movimento registrado nas ruas e nas lojas chamou a atenção de todos.
Em entrevista ao Programa Redação Brasil, o secretário Municipal de Administração, Kairan Rocha, comentou a reabertura e afirmou que a Prefeitura está acompanhando a retomada das atividades. De acordo com o secretário a permanência ou não da reabertura depende da taxa da ocupação dos leitos para tratamento do Coronavírus e também do aumento dos casos.
“O protocolo é muito dinâmico, então, qualquer medida que possa vir a ser acrescentada ao protocola para Nós incluímos dois parâmetros dentro do nosso protocolo de reabertura, que é a taxa de crescimento dos casos e a ocupação dos nossos leitos. Esses parâmetros estarão sendo monitorados diariamente, e caso haja um crescimento drástico desses parâmetros, nós reuniremos o Comitê de Crise e o Comitê Institucional para que a gente tome medidas de fechamento e de funcionamento apenas das atividades essenciais”, afirmou Kairan.
Atualmente, o município tem 159 casos confirmados da doença e outros 286 casos em investigação. Já os leitos de UTI apresentam uma taxa de 54% de ocupação, sendo que apenas 10% estão ocupados com pacientes de Vitória da Conquista.