Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Comércio de Vitória da Conquista pode funcionar na terça-feira de Carnaval, esclarece Sincomércio

Random image

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista divulgou os horários de funcionamento do comércio durante o período de Carnaval de 2025, informando que as lojas da cidade não abrirão na segunda-feira (3) e na terça-feira (4). Já no sábado (1) e na quarta-feira de cinzas (5), o atendimento ocorrerá normalmente a partir das 8h.

No entanto, por meio de nota de esclarecimento, assinada pelo presidente João Luiz dos Santos Jesus, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista (SincomércioVC) afirmou que o comércio da cidade pode, sim, funcionar na terça-feira de Carnaval. O documento explica que, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho e seus Termos Aditivos, não há qualquer impedimento para a abertura dos estabelecimentos no dia 4 de março.

Segundo o sindicato, o parágrafo único da cláusula 6ª do Termo Aditivo à Convenção Coletiva, firmado em 13 de janeiro de 2025, estabelece que a terça-feira de Carnaval não é feriado e, portanto, o funcionamento das lojas fica a critério dos empresários. A nota ainda destaca que as empresas que optarem por não abrir podem conceder folga aos funcionários e utilizar o banco de horas para compensação posteriormente.

O SincomércioVC também reforçou que, de acordo com a legislação municipal, o feriado de Carnaval foi substituído pelo feriado de Corpus Christi por meio da Lei nº 2.669, de 29 de agosto de 2022. Dessa forma, os empresários que desejarem manter seus estabelecimentos abertos na terça-feira de Carnaval estarão exercendo um direito legítimo, sem qualquer risco de penalização.

Apesar da cidade não ter um Carnaval tradicional de rua, muitos moradores aproveitam o período para viajar e curtir a folia em cidades vizinhas.

Veja a nota de esclarecimento na íntegra aqui.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também