Já começa a implantação da faixa exclusiva para circulação de ônibus em algumas vias na cidade. Com a promessa de melhorar o transporte público, reduzindo o tempo de tráfego entre os bairros da cidade e o Centro, comerciantes encaram a mudança com desconfiança.
Em entrevista ao Blog do Sena, Paulo Roberto, comerciante da Siqueira Campos, avenida que irá receber a novidade e já está passando por testes de funcionamento da faixa única para ônibus, está revoltado com a situação.
De acordo com ele, o comércio será prejudicado com a implantação desse novo sistema de tráfego para o transporte coletivo. Além disso, ele declarou que não houve nenhum diálogo com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, cujos representantes não procuraram os comerciantes para debater sobre a mudança.
“A gente não recebeu nem um comunicado da Prefeitura, não foi feita nenhuma pesquisa. Simplesmente fizeram a mudança no final de semana, logo após fecharmos os estabelecimentos”. Ele argumenta que os clientes não poderão estacionar, dificultando o acesso às lojas e serviços e, consequentemente, reduzindo o público.
“A economia já não está fácil, os comércios vão fechar, gerando desemprego”, opinou. No momento, a faixa exclusiva está sendo sinalizada por cones de trânsito e os comerciantes estão ameaçando retirá-los caso não haja uma intervenção da Prefeitura.
“A mudança vai prejudicar também os motoristas de aplicativos que precisam parar aqui para desembarcar passageiros, os clientes que vêm nas clínicas, que vêm comprar aqui no comércio”, afirmou. Além disso, ele acredita que a faixa pode acabar gerando problemas para os motoristas que transitam do lado esquerdo para o direito, onde a faixa ficará situada.