Até a próxima quarta-feira(16), todas as convenções partidárias devem ser realizadas, assim como determina a Justiça Eleitoral. Mas já pode-se observar as mudanças no tabuleiro da política conquistense e alianças sendo concretizadas. Dos 11 pré-candidatos a prefeito, três já recuaram e esse número tende a aumentar. A previsão é que, ao final das convenções, sejam homologadas apenas 6 candidaturas em Conquista.
O PCdoB, que tinha como pré-candidato o deputado estadual Fabricio Falcão, selou a aliança com o PT, e indicou Luciana Oliveira para a vice de Zé Raimundo. A convenção do PCdoB foi realizada neste sábado (12) e confirmou a composição para a majoritária.
O PSD, que tinha como pré-candidato a prefeito o Prof. Abel Rebouças, também já declarou apoio ao PT. Apesar de ainda não confirmado, outro partido que deve apoiar a candidatura do Zé Raimundo é o PSB, que até o momento mantém a pré-candidatura do Prof. Mozart Tanajura.
Mais ao Centro e Direita da política também já aconteceram mudanças. O deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) , que estava como pré-candidato, declarou apoio ao Grupo Independente, encabeçado pelo pré-candidato a prefeito Romilson Filho (PP). Já o seu partido, o PSDB caminhará com Herzem Gusmão (MDB).
No mesmo evento em que Marcell declarou o apoio à Romilson, foi confirmado Doutor Saúde, do Solidariedade, que também era pré-candidato, como vice da chapa encabeçada pelo PP.
As maiores indefinições acontecem em torno da pré- candidatura do Cabo Herling, apoiado até o momento pelo Avante, PDT e PSL. Segundo informações obtidas pelo Blog do Sena, o PDT deve firmar aliança com o PT.
Já o PSOL com Ferdinand Martins da Silva, a Rede com Maris Stella Schiavo Novaes e o PRTB com David Salomão devem seguir a diante com as candidaturas. Somado a candidatura de Herzem Gusmão, Zé Raimundo r Romilson Filho, Vitória da Conquista deverá ter seis candidatos à Prefeitura no primeiro turno.