Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com quedas de temperatura, Prefeitura intensifica atendimentos voltados à população em situação de rua

Random image

Ao longo do mês, as temperaturas caíram em Vitória da Conquista e os termômetros chegaram a registrar 14,5ºC. Durante todo esse período, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) esteve nas ruas para garantir proteção social às populações mais vulneráveis. As equipes do serviço têm realizado atendimentos da assistência social, encaminhamentos para o abrigo pernoite e a Casa do Andarilho, além de distribuir cobertores e articular ações com outras políticas públicas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o Seas funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, identificando situações de risco pessoal e social, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, e pessoas em situação de rua. Durante a semana, a atuação é das 8h às 20h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 13h. A equipe realiza busca ativa nos territórios, tanto a partir de notificações da população quanto visitando locais com maior concentração de pessoas em situação de rua.

Na noite da última quarta-feira (21), uma das ações percorreu pontos como a Praça Vitor Brito e a Feira do Bairro Brasil. As equipes dialogaram com os moradores, oferecendo acolhimento e distribuindo cobertores para proteção contra o frio.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Tainá Alves, acompanhou a atividade e destacou que o período de temperaturas mais baixas exige reforço na atuação da equipe. “Nesse período do ano, o trabalho da Abordagem é intensificado para garantir que nenhuma pessoa em situação de rua fique sem atendimento. Além da escuta e do acolhimento, buscamos promover o acesso a direitos, como o acolhimento institucional, que oferece uma alternativa segura durante as noites frias”, afirmou Tainá.

As pessoas abordadas são encaminhadas para unidades da rede de assistência social, como o Centro Pop, onde têm acesso a alimentação, higiene pessoal, guarda de pertences e atendimento com equipe técnica especializada. Quando necessário, o trabalho é articulado com outros serviços, como o Consultório na Rua, garantindo o acesso à saúde. Já nos casos em que há interesse pelo acolhimento, a equipe realiza encaminhamentos para o Abrigo Pernoite, mantido pela Prefeitura, ou para a Casa do Andarilho, Organização da Sociedade Civil (Osc) parceira do Governo Municipal.

A gerente do Seas, Caren Samantha, ressaltou que o primeiro contato da Abordagem é, muitas vezes, o início de um processo de construção de vínculos com os usuários. “Esse contato inicial da Abordagem busca entender as necessidades imediatas apresentadas pelo indivíduo ou família, sendo por vezes necessário mais de uma abordagem para conseguir estabelecer vínculos de confiança com essas pessoas, de forma que possam expressar suas vulnerabilidades para a equipe. A partir do contato com esta população no território, a Abordagem Social articula acompanhamento aos usuários de acordo com suas demandas, como acesso a abrigo, saúde, serviços da rede socioassistencial e acesso a programas sociais”, esclareceu Caren.

O Seas também atua em situações de trabalho infantil, como mendicância, venda de produtos ou coleta de recicláveis. Nesses casos, as equipes encaminham as situações para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Conselho Tutelar e unidades da assistência social, garantindo o acompanhamento da criança ou adolescente e suas famílias.

A população pode acionar a equipe da Abordagem Social por meio dos telefones (77) 3229-3256 ou (77) 98856-3140. A equipe está preparada para avaliar os casos e tomar as providências necessárias para proteger e garantir os direitos da população mais vulnerável.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também