Nesta quinta-feira (16), na Escola Municipal Ridalva Correia de Melo, a prefeita Sheila Lemos, ao lado do vereador Ricardo Babão (PCdoB), realizou a entrega dos primeiros kits higiênicos para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O kit é composto por um pacote de absorventes e um de protetor íntimo diário e a distribuição ocorrerá mensalmente.

A ação faz parte do Programa Municipal para Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), instituído pela Lei Municipal nº 2.539/2021, que tem como objetivo o combate à pobreza menstrual. Vitória da Conquista é uma das cidades pioneiras a realizar a ação de combate a pobreza menstrual. O programa foi idealizado e apresentado à prefeita pelo vereador Babão.

Durante o lançamento do programa, Sheila Lemos explicou o motivo do projeto ter entrado em ação. Segundo ela, a Prefeitura precisou estudar a forma de adquirir os recursos necessários para manter o programa. “Foi vontade de fazer. Porque o não a gente já tinha, a gente não tinha o recurso, a gente não tinha como fazer. A nossa rede é uma rede com 43 mil alunos. Então não é fácil. Você precisa ter boa vontade e vontade política de fazer”, disse a prefeita.

No total, 13.404 alunas da rede municipal vão receber os kits. No ano que vem, até nos meses de férias os kits serão distribuídos. “E hoje é realidade, 13 mil 404 alunas estão recebendo os kits e vão receber até janeiro. No próximo ano, vão receber, todos os meses, até nos meses que estiver de férias, a menina vai receber. E é da idade de 9 a 50 anos, tem criança a vovó, porque tem o EJA que as mulheres também vão receber”, contou.
O lançamento contou com a presença dos alunos, pais, professores e do secretário de educação, Edgard Larry, e foi regado por muita emoção.