Os bares e restaurantes nos bairros Candeias e Brasil são considerados atrações em Vitória da Conquista. São opções para todos os gostos, idades e bolsos que proporcionam momentos de lazer na terceira maior cidade da Bahia. São nesses bairros onde estão concentrados a maior parte dos estabelecimentos.
Pensando nisso, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará uma Audiência Pública para discutir a importância da criação de polos gastronômicos em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (12). Como uma iniciativa do mandato do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB), essa audiência acontecerá no Plenário Carmen Lúcia, às 19 horas.
O assunto foi destaque no Bahia Meio dia da TV Sudoeste. De acordo Associação de Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista (Abracon), em entrevista à emissora, a estimativa é que exista na cidade 4.300 bares, restaurantes, lanchonetes e barracas que geram cerca de 12 mil empregos diretos. E acredita que o setor tem capacidade para crescer ainda mais. “Sempre dá para melhorar. Por isso é bom ter essa reunião com o poder legislativo, o executivo, para poder melhorar mais uma praça. Uma iluminação”, disse o representante da Abracon.
Para atender o público, os estabelecimentos se preparam para atender da melhor forma os clientes. Também na reportagem, um gerente de um gastrobar contou que o estabelecimento recebe clientes da cidade e de fora. “São muitos clientes daqui, mas muito clientes de fora também. Com isso a gente tem várias demandas, várias expectativas. Então a gente se programa para atender as expectativas”, disse o gerente.
Desde 2019, Vitória da Conquista possui duas leis que delimitam ruas e instituem o Polo Gastronômico da cidade. Nos cinco artigos, as leis delimitaram os locais dando aos estabelecimentos a possibilidade de dizer que estão instalados no polo de referência e diz que fica a cargo do poder executivo atuar no desenvolvimento do polo, por meio, por exemplo, da adequação do trânsito, aumento das vagas de estacionamentos e implantação de sinalização.
Polos gastronômicos são áreas com grande concentração de restaurantes, bares, cafeterias e áreas de lazer em uma cidade, como é o caso dos bairros Brasil e Candeias. Na reportagem, o vereador Edvaldo Júnior, defendeu a importância de discutir a criação de polos gastronômicos na cidade.
“Uma audiência pública visa justamente ampliar essa discussão, em relação a efetividade dessas leis, em relação ao cumprimento dessas leis. E que essas leis visão? Uma atenção maior para esses bairros, tanto o bairro Brasil quanto o Candeias, para que a partir daí, o poder instituído tem uma visão especial em relação a esses locais. Locais, que nós percebemos que há um grande número de bares, restaurantes e lanchonetes e que necessitam de uma atenção especial”, disse Júnior.