Com as presenças do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, foi reinaugurado o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Itapetinga, na última sexta (06), em Vitória da Conquista. Ao todo, 128 empreendimentos e 25 municípios serão beneficiados.
Para o deputado Fabrício, o Cesol é fundamental para levar qualificação e suporte técnico a iniciativas pequenas, que sofrem com atravessadores, apesar da qualidade de sua produção. Já Magalhães ressaltou que o Cesol é uma política de resistência frente ao desmonte das políticas sociais que o atual governo federal vem fazendo. Ele assegurou o apoio do governador Rui Costa ao projeto.
Durante a solenidade foi lançada uma plataforma digital, na qual consumidores poderão adquirir produtos da economia solidária. Um ambiente físico, o Espaço Solidário, também foi reinaugurado.
Para garantir o funcionamento desses espaços, o Governo do Estado assinou este ano contratos de gestão que somados envolvem cerca de R$ 19,4 milhões. A gestão do Cesol Sudoeste é feita pela entidade Casa da Cidadania, selecionada em edital público.
O espaço multifuncional conta com um investimento de R$ 1,6 milhão e vai oferecer ações de assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para associações, cooperativas e grupos produtivos de 25 municípios da região.
O Cesol Sudoeste e o Espaço Solidário funcionam na Rua Santos Dumont, 131, Centro, Vitória da Conquista.
Os Cesols são espacos multifuncionais, que integram a política pública estadual de economia solidária conduzida pela Setre. Os equipamentos se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.
Confira as fotos: