Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com intermédio da OAB, Vara da Violência Doméstica deve ser implantada em Vitória da Conquista no 2º semestre de 2023


Uma reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção Vitória da Conquista, na tarde desta quinta-feira (13), discutiu a implementação da 2ª Vara da Violência Doméstica no município.

A reunião contou com a presença da Presidenta da OAB Conquista, Dra. Luciana Silva; da Presidenta da Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, Dra. Sâmala Santos; e da Presidenta da Coordenadoria da Mulher do TJBA, a desembargadora Nágila Brito.

A necessidade de implantação da 2º Vara no município surgiu em decorrência do grande número de denúncias de violência contra a mulher no município. O pleito vem sendo discutido e articulado desde o ano passo, junto à desembargadora.

Em entrevista ao Blog do Sena, Dra. Nágila afirmou que espera que a instalação da 2ª Vara ocorra o quanto antes. “A Vara já foi aprovada pelo pleno, mas questões meramente administrativas estão provocando essa demora. A previsão é entre setembro e outubro, mas nós queremos antecipar. Estamos fazendo o possível para que seja instalada logo essa Vara”, assegurou a desembargadora.

Existe ainda um projeto para que Vitória da Conquista tenha um juiz especializado nas oitivas em crimes contra crianças. “Nós temos aqui uma Centro Integrado (dos Direitos da Criança e do Adolescente) que é modelo para todo o país, eu diria que até para o mundo. Nós queremos implantar o mais rápido possível”, reforçou.

Na oportunidade, a Dra. Luciana reconheceu e agradeceu o grande empenho da Desembargadora Nágila Brito e sua equipe, para aprovação da instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica em Vitória da Conquista. “O que nós queremos é acelerar a implantação dessa Vara. Nós estivemos com o presidente do Tribunal fazendo o pedido que instale o mais rápido possível essa Vara. Nós temos a previsão de outubro, mas nós queremos antecipar. Queremos que antes de outubro Vitória da Conquista tenha impactada a 2º Vara de Violência Doméstica”, disse a presidenta.

Além da Vara de Violência Doméstica, foram debatidos também, a importância da efetivação em todas as Varas, não só Criminais, como Cíveis, o protocolo de julgamento sobre a perspectiva de gênero e a efetivação e fiscalização das medidas protetivas para mulheres.

A OAB Conquista, juntamente com a Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, seguem na luta em defesa dos direitos de todas as mulheres advogadas e da sociedade civil.

Confira as entrevistas na íntegra: 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também