A insatisfação dos agentes da Guarda Civil (GCM) Municipal de Vitória da Conquista com as condições de trabalho às quais estão submetidos ganhou repercussão na última semana. A GCM foi instituída na cidade no mês de junho e conta com 103 profissionais.
Uma das principais reclamações é a irregularidade jurídica, que apesar dos agentes comporem a GCM , são identificados juridicamente perante o município como agentes patrimoniais. Eles também não possuem uma matrícula referente a função de Guarda Municipal.
Após ter sido procurado pelos agentes para intermediar as negociações, na última sexta-feira (31), o vereador Ricardo Babão (PCdoB), informou ao Blog do Sena que conseguiu uma reunião com o secretário de Administração, Kairan Rocha e com a comissão da GCM para tratar sobre as reivindicações da categoria. A reunião aconteceu na segunda-feira (30) e também contou com a participação do subcomandante Soledade, representando o comandante da GCM. Capitão Lemos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Kairan Figueiredo, afirmou que por a GCM ter em seu quadro os ocupantes dos extintos cargos de agente de segurança patrimonial e agente de segurança coletiva, devido a esta adaptação funcional, podem ocorrer algumas distorções pecuniárias que vêm sendo retificadas logo que identificadas.
O secretário também reiterou que, além do cumprimento da lei, a Prefeitura tem o compromisso de atender e tratar de forma justa toda a corporação. “Esperamos que os guardas tenham a compreensão do quão importante é o senso de coletividade para esta categoria. A administração municipal está muito satisfeita com o trabalho da GCM e já estamos viabilizando o auxílio fardamento e o aumento da gratificação para o mês de janeiro. Além disso, a Prefeitura já prepara uma ampliação dos pontos de apoio da GCM, a entrega de novos kits de fardamento e a aquisição de seis viaturas para os próximos meses”, declarou Figueiredo.
A comissão da GCM foi criada desde o início do curso de formação para melhor discutir as solicitações em nome da categoria e passá-las aos seus respectivos superiores, segundo informou o guarda municipal Araújo. “Sempre que trouxemos nossas demandas fomos muito bem atendidos. Hoje, viemos comunicar algumas questões sobre equiparações salariais e algumas outras questões relativas a auxílios e saímos daqui com nossos pedidos contemplados e também satisfeitos com a maneira aberta que temos sido tratados pela Administração”, afirmou Araújo.
O vereador Ricardo Babão, afirmou que está otimista com os encaminhamentos discutidos na reunião. “O secretário Kairan sempre foi muito receptivo e disposto a resolver as demandas dos servidores. Neste momento, em que vemos o trabalho da GCM elogiado e abraçado pela população, viemos dar respaldo ao pedido dos agentes saindo daqui otimistas com os encaminhamentos”, ressaltou Babão.