A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nessa terça-feira (19) o Projeto de Lei (PL) do deputado estadual Tiago Correia (PSDB) que visa conferir ao Município de Vitória da Conquista o título de Capital Estadual do Biscoito.
O PL foi uma indicação do vereador de Vitória da Conquista Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) que busca reconhecer a importância histórica e cultural dessa tradição na região, destacando a fabricação artesanal de biscoitos como parte integrante da identidade local.
Em agosto deste ano, o vereador apresentou o PL para o deputado estadual, que também é natural de Vitória da Conquista, que se comprometeu com a execução da indicação. Para o vereador Edivaldo, o título de Capital Estadual do Biscoito trará grandes benefícios para a terceira maior cidade da Bahia.
“A fabricação do biscoito avoador coloca a cidade na rota do empreendedorismo e do turismo na Bahia e faz parte de uma enorme cadeia produtiva que gera emprego e renda para Conquista”, disse Júnior.
Opinião que é compartilhada pelo deputado Tiago Correia. Para o parlamentar, o projeto aprovado valoriza a tradição e a importância dos produtos para a economia da cidade. “Reconhece não apenas a tradição e a qualidade diferenciada da nossa iguaria, mas também o impacto econômico e cultural dos biscoitos de Vitória da Conquista”, pontuou Correia.
De acordo com o Sebrae, Vitória da Conquista produz mais de 4000 toneladas de biscoitos por ano e mais de 600 varejistas e atacadistas vivem da produção da guloseima. Na Ceasa de Vitória da Conquista, por exemplo, três pavilhões, cerca de 30 barracas, são voltados à venda de biscoitos. Os biscoitos salgados e doces, de diferentes tipos, tamanhos e para todos os gostos, fazem a alegria de quem mora na cidade, mas também dos turistas.