O cenário político de Vitória da Conquista está sendo abalado por dois protestos na manhã desta sexta-feira (25). Em um deles, os professores da rede municipal ocuparam a Câmara de Vereadores, apinhando as fileiras da Casa do Povo.
Conforme já divulgado pelo Blog do Sena, outro protesto ocorreu ali perto da sede da Câmara, na Avenida Siqueira Campos, no qual comerciantes protestaram contra a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na via.
O protesto do magistério está sendo realizado após um episódio polêmico ocorrido na Rádio Clube, no qual dirigentes do SIMMP (Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista) e os radialistas que ancoravam a entrevista brigaram durante o programa Sudoeste Agora, que estava sendo transmitido ao vivo no período do almoço, horário de pico de audiência.
O clima do protesto esquentou ainda mais durante uma fala do vereador Ivan Cordeiro (PTB), defensor do presidente Jair Bolsonaro. Neste momento, os protestantes se inflamaram e gritos de “Fora Bolsonaro” tomaram conta da Câmara. Confira o vídeo.
O protesto também está sendo motivado pela reivindicação de cumprimento de direitos salariais previamente acordados com a Prefeitura Municipal.
Outro acontecimento movimentou a política conquistense na manhã desta sexta: o vereador Nildo Freitas (PSC) aceitou o convite da prefeita Sheila Lemos (DEM) para liderar a bancada de situação na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
O parlamentar, que ainda não foi oficializado na nova função, já começa sua trajetória na liderança com protestos acalorados de duas categorias.