Nesta segunda-feira(13), o prefeito de Belo Campo, Henrique Tigre (PSD), mais conhecido como Quinho, foi empossado como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Com chapa única, Quinho e a nova diretoria da UPB foi eleita por unanimidade. Em discurso emocionado, o gestor agradeceu a confiança dos prefeitos baianos e frisou sobre o seu entusiasmo para os próximos dois anos a frente da entidade.
Quinho iniciou agradecendo a todos os cidadãos, vereadores e secretários de Belo Campo, município o qual é prefeito. “Vocês fazem parte desse momento também”, disse. Ele também destacou a cerimônia de posse e sua gratidão pela oportunidade. “Eu sempre sonhei um dia estar presidente da UPB, sempre sonhei com a posse, mas não imaginava tamanha magnitude. Estou extremamente feliz por ter a oportunidade, de forma conjunta, de participar e trabalhar efetivamente nesses próximos dois anos pelo municipalismo baiano e brasileiro”, contou.
Para Quinho, o seu entusiasmo é ainda maior devido ao atual cenário político brasileiro. “Sempre sonhei a presidência da UPB, mas não imaginava que seria nesse momento histórico para o Brasil. Momento histórico porque temos o terceiro mandato do presidente Lula. É histórico porque na última sexta-feira ele recebeu diversos prefeitos da federação para anunciar o aumento de 39% do PNAE. Histórico porque foi lançado a plataforma “Mãos a obra” que vai reiniciar mais de 4.500 obras no nosso país”, destacou. “Lula demonstrou com muita grandeza que o momento institucional voltou, momento de ouvir os prefeitos e prefeitas, governadores e governadoras, momento de diálogo, do entendimento”, reforçou. “Também estou extremamente necessário porque temos um governador que tenho certeza que será correria dobrada. Se os últimos 8 anos foram para a Bahia, tenho certeza que Jerônimo Rodrigues fará muito mais para os nossos municípios”, completou.
Respeito à independência das instituições – O novo presidente da UPB frisou que pretende fazer uma gestão independente de questões partidárias. “A UPB será a ponte entre os prefeitos e governo do estado e governo federal, respeitando todos como instituição”, afirmou. “Aqui tem um prefeito corajoso, independente e que respeita a posição partidária de cada um de vocês. Um prefeito que quer olhar no olho de cada um de vocês, entender a demanda e buscar as realizações necessárias”, disse aos seus colegas. “Queremos trabalhar em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios, com a Defensoria. Tenha certeza que a a UPB estará de portas abertas à parcerias. Vamos trabalhar lado a lado com governo estadual e federal, respeitando a independência de cada instituição”, completou.
Recado aos prefeitos baianos – Em fala emocionada, Quinho pediu aos colegas prefeitos que transbordem o entusiasmo para todo o Estado e Brasil. “Mesmo nos momentos de crise, precisamos manter a força, alegria e resiliência. Meu povo, tenha fé e alegria que vamos vencer. Estarei lutando para fazer o bem para todos os municípios. Esse é o sentimento que quero transmitir para vocês”, disse.
Avanços para o municipalismo – Com bastante otimismo, Quinho acredita que em breve o municipalismos brasileiro terá uma grande vitória. “Com muito entusiasmo, vamos mudar não só o municipalismo baiano, mas brasileiro também. Teremos, em breve, a maior vitória que será o novo pacto federativo, com a nova redistribuição tributária para os munícipios, fortalecendo-os e fazendo que o povo viva melhor”, finalizou.
A nova diretora da UPB conta também com o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT) como vice-presidente institucional; na vice-presidência administrativa o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB); e para diretores os prefeitos: Caca Requião (PT) de Miguel Calmon, Moreira (PSD) de Itapicuru, Kitty Guimarães (PP) de Taperoá e Reinaldo Góes (PSD) prefeito de Iuiú.