
Está chegando a hora do Partido dos Trabalhadores (PT) definir o nome que vai encabeçar a disputa para prefeito pelo partido nas Eleições municipais do próximo ano. Os nomes de Guilherme Menezes, Zé Raimundo e Waldenor Pereira sempre foram os mais cotados para a disputa.

Essa semana, as possibilidades começaram a se afunilar, e pelo menos um dos três nomes mais cotados para a disputa já recuou. O ex-prefeito Guilherme Menezes deixou de ser uma possibilidade de candidatura pelo partido, isso porque nesta terça-feira (10), seu grupo dentro do PT entregou uma carta ao presidente municipal do partido, Isaac Bonfim, informando que desta vez seu nome não está disponível.
Conversas de bastidores já davam conta de que Guilherme não estava disposto a enfrentar o processo eleitoral do próximo ano. Apesar de sua desistência, Guilherme deixa claro que vai apoiar o candidato que sair como prefeiturável pelo PT nas próximas eleições.
Com a saída de Guilherme, o caminho fica aberto para os dois outros nomes mais cotados: o do ex-prefeito e deputado estadual, José Raimundo Fontes, e o do deputado federal, Waldernor Pereira.
Contudo, a falta de entusiasmo em entrar na disputa de 2020 não se restringiu a Guilherme, em entrevista ao Blitz Conquista, Zé Raimundo deixou subentendido que não tem pretensão de participar da disputa para chefe do executivo conquistense.
“Eu tenho dito, dentro do nosso grupo, que eu e Guilherme já tivemos uma oportunidade de dar uma grande contribuição pra cidade”, declarou o parlamentar.
Dessa forma, o nome de Waldenor Pereira ganha ainda mais destaque no cenário político conquistense. O parlamentar foi o único que até o momento não colocou em dúvida a possibilidade de lançar sua candidatura a prefeito. Em entrevista ao Blog do Sena, ele garantiu que todos os nomes de que o partido dispõe são capazes de administrar o município.
“Todos os nomes de que nós dispomos são nomes capazes de dirigir Vitória da Conquista, são nomes reconhecidos pela população e pelas suas militâncias políticas”, assegurou Waldenor.
O parlamentar tem grande credibilidade junto ao eleitorado conquistense, que representou cerca de 30 mil votos dos mais de 121 mil que o reelegeram deputado federal nas eleições de 2018. O desempenho de Waldenor foi ainda superior às eleições de 2014, quando foi o deputado federal mais votado de Vitória da Conquista, recebendo 23 mil votos.
A grande expectativa em torno do candidato a prefeito pelo PT se dá em razão da grande possibilidade de as próximas eleições serem polarizadas entre o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e o candidato petista.