Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com articulação de Sheila Lemos e Nilo Coelho, Integra Sudoeste reuniu diversos prefeitos da região

Random image

Dezenas de gestores de diversos municípios discutiram a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), auditório do Cemae, em Vitória da Conquista.

O encontro contou com a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e apresentou os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos.

O evento também teve a presença do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é o gestor municipal de Jequié. O convite foi estendido para 73 prefeitos da região, mas uma média de 25  que compõem a Macrorregião de Saúde definida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) do Governo do Estado, por ser a delimitação geográfica e administrativa que engloba a maior parte dos municípios, compareceram.  Além deles, o evento também contou com a presença de  vereadores e secretários de Vitória da Conquista.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.

Em entrevista durante o evento, a prefeita Sheila Lemos falou sobre o projeto. “Aí teve essa ideia porque não juntar toda a região sudoeste para a gente aproveitar as potencialidades de cada cidade e desenvolver a região como um todo? Vitória da Conquista é uma cidade polo por natureza, pela situação geográfica, é a maior cidade da região sudoeste, Guanambi é a segunda maior cidade, então vamos fazer isso junto. Convidamos os 73 prefeitos da grande região sudoeste para hoje lançar essa Frente Integra Sudoeste, é pensar no desenvolvimento regional e não de uma única cidade”, disse Lemos.

Entre as pautas debatidas visando o desenvolvimento da região estão a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais), além do fortalecimento da  cafeicultura. Para Sheila, a região tem potencial para ser uma metrópole do estado.

“Muitas coisas podem ser discutidas neste evento e até mesmo pensar numa região metropolitana, por que não, a região sudoeste se juntar e formar uma região metropolitana para que a gente consiga ter mais força nos pleitos no governo federal, no governo estadual? É um sonho e a gente precisa sonhar juntos para que isso se transforme em uma realidade”, comentou a prefeita de Vitória da Conquista.

O prefeito da cidade de Guanambi e ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, também comentou sobre a importância da união das cidades para o desenvolvimento da região. “Quero dizer a vocês a união faz força e realmente nós precisamos fazer essa união. Eu venho de uma carreira política muito longa, fui prefeito quatro vezes, Presidente da União dos Prefeitos, vice-governador, governador e deputado federal. E a conclusão que eu chego é que quanto mais unidos nós estivermos, melhor para trabalhar por nossa região”, declarou Coelho


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também