O Blog do Sena dá sequência a série de reportagens com os pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal nas Eleições de 2022, em Vitória da Conquista. E quem participa da segunda entrevista, é o vereador Chico Estrella, do Partido Trabalhista Cristão (PTC).
Francisco Estrela Dantas Filho é natural de Indiaroba, pequena cidade de Sergipe, mas chegou a Vitória da Conquista ainda criança, quando tinha apenas 5 anos de idade. Foi no futebol conquistense, que Chico Estrella, como é popularmente conhecido, fez história como goleiro.
O goleiro iniciou sua carreira no futebol profissional no Serrano. Teve passagem pela equipe juvenil da Catuense, mas um ano depois retornou para o rubro-verde baiano no qual atuou por 15 anos. Ele aposentou as luvas aos 42 anos, por conta da idade. Chico já jogou amistosos contra o Flamengo no Rio de Janeiro e sua última partida como profissional foi contra a equipe do Vasco da Gama, no Estádio Lomanto Júnior.
Empresário e pai de 5 filhos, atualmente é na política conquistense que o ex-atleta está trilhando um novo caminho. Nas Eleições Municipais de 2020, Chico Estrella foi eleito pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) com 1.572 dos votos válidos.
Chico chegou a ser um dos grandes aliados do ex-prefeito Herzem Gusmão, mas antes das eleições municipais, na qual assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara de Vereadores, rompeu a aliança. Inclusive, foi apontado os erros, falhas e críticas ao governo Herzem, que Chico conseguiu ganhar mais eleitores e ser eleito.
Ele iniciou o seu primeiro mandato integrando a Bancada de Oposição da Câmara de Vereadores, mas não durou muito e passou a fazer parte do bloco político “Por Conquista”. No entanto, sua participação durou menos tempo ainda. Ele deixou o bloco, que contava com a participação de 9 vereadores, e passou a liderar o governo Sheila no legislativo.
O edil é bastante conhecido por se envolver em polêmicas, como por exemplo, quando criticou a gestão de Herzem e elogiou o ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), o qual declarou ser o “melhor prefeito que Vitória da Conquista já teve”. Ele chegou até a colocar seu cargo a disposição, devido as fortes críticas que recebeu na época, mas seu pedido não foi aceito pela prefeita. Hoje, Chico Estrella defende fervorosamente a gestão de Sheila Lemos.
Em 2022, Chico Estrella terá um novo desafio na política. Isso porque já colocou seu nome à disposição do PTC e lançou sua pré-candidatura para deputado estadual. Em entrevista ao Blog do Sena, Chico afirmou que está conversando com as lideranças e que se sente honrado de ter sido lembrado.
“Nós estamos conversando com várias lideranças, estamos conversando com a maioria dos componentes do nosso gabinete e ficamos muito honrados em ter o nosso nome lembrado para concorrer, representando Vitória da Conquista e Região, a Assembleia Legislativa do Estado”, comentou Chico.
Chico Estrella reconheceu que a disputa para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia será difícil, mas acredita que tem chances de conquistar votos suficientes para ser eleito deputado estadual. “É uma eleição que nós precisamos trabalhar e muito, para muito mais do que uma campanha para vereador. Mas, entendemos que Vitória da Conquista precisa de pessoas que tenham compromisso e representatividade com essa terra. (…) E eu creio que com a colocação do meu nome e com a minha propensa eleição, Vitória da Conquista será muito bem representada na Assembleia Legislativa do Estado”, declarou.
Atualmente, Vitória da Conquista possui dois deputados estaduais e um federal. São eles: José Raimundo Fontes (PT) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e Waldenor Pereira (PT), respectivamente. Para Chico Estrela, a terceira maior cidade da Bahia tem capacidade para eleger mais deputados.
“Nós precisamos aumentar esses quadros para que a nossa cidade não fique mendigando emendas parlamentares que chegam aqui aos poucos, pingado. Nós precisamos sim de representantes que leve Vitória da Conquista ao patamar que ela merece, a altura que ela deve esta”, pontuou.
Chico Estrella ainda revelou que antes de lançar a sua pré-candidatura para deputado estadual, conversou com Sheila Lemos. Apesar de receber o aval da gestora, o edil não espera o seu apoio para campanhas. Aliás, segundo ele, a prefeita não deve declarar seu apoio nem para um nem para outro candidato, uma vez que são muitos os pré-candidatos da base aliada.
“Ela aceitou essa minha candidatura, viu que seria o momento de nos lançarmos o nome para concorrer a uma vaga na Assembleia e é lógico que ela tem todos os seu comprometimentos, são muitas pessoas, muitos candidatos que pleiteiam essa vaga, E a prefeita por ser a representante maior do munícipio, eu acredito que ela não pode declarar a um ou a outro o seu apoio”, explicou.
Ao ser questionado sobre para quem irá o seu apoio para o cargo de governador da Bahia, Chico tentou se esquivar, mas afirmou que, enquanto líder de Sheila Lemos no legislativo, deve acompanhar a sua decisão. E como a escolha de Sheila é ACM Neto, o edil também deve apoiá-lo.
“Existem várias conversações, eu como líder da prefeita Sheila Lemos desta Casa, tenho a propensão em estar com o candidato dela que é o ACM Neto. E nós vamos, durante todo esse tempo, toda essa campanha, vamos conversar e levar a população o que seja melhor para Vitória da Conquista”, concluiu.
* As reportagens da série especial com os pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual de Vitória da Conquista serão divulgadas sempre aos finais de semana.
*Confira aqui a primeira reportagem, com o vereador e pré-candidato a deputado federal Alexandre Xandó (PT).