
Moradores de Vitória da Conquista continuam sendo surpreendidos com a cobrança da Taxa de Resíduos Sólidos, cobrada no boleto do IPTU 2022. Isso porque pessoas que fazem parte do grupo de insetos, também estão sendo cobrados.
De acordo com o Artigo 6º da Lei Complementar Nº 2.581, de 31 de Dezembro de 2021, que institui o Sistema Municipal de Gestão Integrada, Coleta, Remoção, Destinação Final de Resíduos Sólidos Ordinários e Extraordinários do Município de Vitória da Conquista, ficam isentos do pagamento da taxa em 2022, as famílias com renda de até 6 salários mínimos, em 2023 com quatro salários mínimos e em 2024 com até 2 salários mínimos.
No entanto, pessoas que são contempladas pela lei estão sendo cobradas. Na reportagem exibida pela TV Uesb, seu Arisvaldo Oliveira, que ganha dois salários mínimos, recebeu a cobrança de R$70,00. “Vai ter que acatar, né? Não tem jeito!, disse o trabalhador.
A “Taxa do Lixo”, como ficou popularmente conhecida, vem sendo cobrado desde o mês de abril e o valor em 2022 corresponde apenas pelo período de 9 meses. Apesar da cobrança da taxa, muitos bairros na cidade ainda tem a coleta de lixo realizada por carroças, como é o caso da Urbis VI.
“Fazem a coleta aqui diariamente, porém é com carroça. E às vezes eles não querem levar não” disse o morador do bairro Urbis VI, Wellington Almeida.
Assista na íntegra a reportagem do jornalista da TV Uesb, Gabriel Pires.