Durante esta semana uma circular enviada pela Secretaria de Educação de Vitória da Conquista aos diretores da rede municipal de ensino, solicitada a frequência dos professores. A ação pode ter a intenção de verificar quais professores estão aderindo as paralisação encabeçadas pelo Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP). Em ato, realizado pelo Sindicato na manhã desta terça-feira(20), professores protestaram também ao posicionamento da Secretaria.
A manifestação percorreu as ruas da cidade, desde o Complexo Cultural Glauber Rocha até a Avenida Integração. Em protesto pacífico e acompanhado do Sintrans e Polícia Militar, os professores fecharam a Avenida. Eles reivindicam o cumprimento do piso nacional e respeito ao plano de carreira. A mobilização tem acontecido desde março, mas até o momento a Prefeitura de Conquista ainda não apresentou uma proposta que contemple o pleito da categoria.
“Isso é mais ataque à categoria” – Avaliou a presidente do SIMMP, Elenilda Ramos. “Essa circular é mais uma forma de coagir o professor para não vir para luta. Mas o professor fica é mais irritado com esse tipo de ação”, disse. “Temos o apoio de muitos colegas. A gente não vai desistir. Não adianta fazer nada contra a constituição, contra o nosso direito de protestar”, completou.
Elenilda informou ainda, em entrevista ao Blog do Sena, que o Sindicato está tomando as providências jurídicas contra a circular da Secretaria de Educação.
Os professores entraram em recesso junino nos próximos dias, mas já está agenda para o dia 12 de julho mais uma assembleia da categoria. A informação é da direção do SIMMP.