A nova estação de transbordo de Vitória da Conquista recebeu no domingo (09), os primeiros ônibus para testes. Como parte das mudanças que foram feitas no trânsito da Avenida Lauro de Freitas, o fluxo de carros será livre apenas no sentido de quem segue para a Praça Vitor Brito, a lateral, que fica no sentido de quem está seguindo para a Avenida Régis Pacheco, será um correr exclusivos para ônibus.
Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário de Mobilidade Urbana, Diêgo Gomes, falou sobre novas mudanças que podem ser implementadas. A primeira delas consiste em transformar a Travessa Santa Rita em uma alameda. “O entendimento é que permanece fechada, nossa engenharia está finalizando os estudos para que isso seja feito”, afirmou.
Outra mudança que está em fase de planejamento é a transformação do trecho da Rua da Misericórdia, que atualmente está interditado por conta das obras, em um ponto exclusivo para táxis. O local recebeu um calçadão e também um abrigo de ônibus, durante as obras.
No final do ano passado, foi entregue a Alameda Nathan Linhares, construída na antiga Travessa Lauro de Freitas. Com o fechamento desse acesso, o intuito é que o trânsito fique mais fluido no trecho da Avenida Lauro de Freitas que terá o fluxo de carros livre.
De acordo com o secretário, o objetivo é transformar a cidade em um local de maior conforto para o fluxo de pessoas. “Essa é uma marca do governo da prefeita Sheila Lemos, que é a cidade para pessoas”, disse.
Um das alterações já anunciadas com a inauguração da Estação, que deve ocorrer no próximo dia 2, é a realocação dos camelôs, que visa deixar as calçadas livres para pedestres, de modo especial para aqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção. A prefeita já comentou o assunto em entrevistas e declarou que a ideia da mudança é justamente a de fazer uma “cidade para pessoas”.
Sheila, que também esteve presente durante o teste, afirmou que a Prefeitura já está agindo para encontrar um novo local para esses profissionais. “Os camelôs que já trabalhavam aqui no Terminal serão realocados. Aqui no Terminal eles não poderão ficar, mas já estamos procurando um local, aqui no Centro, para que eles sejam colocados”, assegurou a gestora.