Hoje, no último dia do ano de 2023, a emergência e enfermarias do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e UPA apresentaram uma demanda que condiz com o seu perfil de atendimentos. A explicação para esse cenário está na diminuição do quantitativo de pacientes com perfil de baixa complexidade que são aqueles que procuram algum atendimento na rede municipal, como nos Postos de Saúde e não encontram.
O HGVC é uma unidade de referência no atendimento a casos de média e alta complexidade, já a UPA que é uma unidade de Pronto Atendimento para urgências e emergências. O alívio de hoje evidencia que quando não há demanda de pacientes com perfil de baixa complexidade, o hospital e UPA podem desempenhar o seu papel com maior agilidade, oferecendo assim um atendimento mais organizado e humanizado.
“Quando os munícipes são adequadamente atendidos em níveis mais primários de cuidado, a superlotação é diminuída substancialmente, a exemplo de hoje como se vê nestas fotos. O atendimento emergencial não escolhe nem dia e nem horário para acontecer ” Comenta o Diretor Geral Gerardo Júnior. “Essa abordagem não apenas alivia a pressão sobre estas Unidades, mas também permite que o hospital concentre seus recursos em casos que competem ao seu perfil: média e alta complexidade em urgências e emergências”, conclui.
O Complexo Hospital Geral de Vitória da Conquista (CHVC), reconhecido por sua dedicação à saúde pública regional, destaca a importância da colaboração contínua entre os entes da federação. O comprometimento com uma abordagem integrada entre os diferentes níveis de atenção à saúde é essencial para assegurar que cada paciente receba o cuidado mais adequado, no momento certo e em uma unidade apropriada.