O protesto realizado nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, contra a implantação da “Taxa do Lixo”, como ficou popularmente conhecida o imposto sobre o serviço de coleta e manejo de resíduos urbanos, não agradou o vereador Chico Estrela (PTC).
Os manifestantes carregavam faixas e cartazes, pedindo “Diga não a taxa do lixo”. Um dos integrantes deste grupo clamou aos vereadores presentes na Casa. Em entrevista ao Blog do Sena, o líder do governo criticou e declarou que a manifestação foi política. Ele atribuiu o ato a grupos políticos da cidade que não venceram nas eleições de 2020.
“Eu gostaria muito, como democrata que sou, de ver a participação popular. A participação popular nas discussões dos problemas de Vitória da Conquista. Nessa taxa de lixo, que é um imposto impopular, e que eu também vou pagar e eu não gosto de pagar imposto, o que eu não posso conceber é que grupos políticos frustrados por não ter obtido êxito nas eleições venham para a Casa Legislativa, a mando dessas lideranças, para fazer barulho, para fazer zoada”, declarou Estrela.
O edil explicou que a “taxa do lixo” será aplicada em Vitória da Conquista apenas para as famílias que possuem uma renda de mais de dois salários mínimos e que os manifestantes que estiveram na Câmara não se encaixam no perfil. “Todas essas pessoas que estão aqui automaticamente serão isentas. Porque 65 mil famílias daqui da nossa cidade que ganham até dois salários mínimos, que tem uma renda familiar de até dois salários mínimos serão isentas da taxa, Então o que a gente não pode conceber é isso. Infelizmente isso vem acontecendo nessa Casa e nos causa constrangimento muito grande”, declarou Estrela.
Chico Estrela ainda declarou que sabe quem é a pessoa que está envolvida na realização da manifestação. Para ele,os manifestantes que realizaram o ato estavam a mando dessa suposta pessoa. E sem citar nomes ou revelar provas, criticou. “A gente sabe quem é. A gente olha para a cara dos caras e a gente sabe quem é. Agora eu vou ficar aqui dando ibope? Não vou. São pessoas altamente frustradas que não conseguiram e que jamais conseguirão nada nas urnas e ficam por trás, fazendo esse tipo de manipulação, para poder aparecer”, afirmou.
O vereador do Partido Trabalhador Cristão ainda defendeu a prefeita Sheila Lemos (DEM). Ele afirmou que a taxa não foi criada pelo governo executivo e nem pelo legislativo. Para o edil, a manifestação foi realizada com o intuito de desestabilizar o governo de Sheila Lemos, do qual é líder na Câmara.
“Olha, essa é uma lei que quem vai pagar são os poderosos, aqueles que efetivamente têm condições, aqueles que ganham acima de dois salários mínimos, quer dizer, uma parte menor da população. Mas, a manipulação dos ricos e poderosos em relação a essa famigerada taxa do lixo é que tá aqui nesta Casa, não para cobrar a taxa, mas para desestabilizar o governo da prefeita Sheila Lemos, que não é uma taxa criada pela prefeita, não é uma taxa criada pelo vereador Chico Estrela”, afirmou.
O vereador ainda fez questão de explicar que a “taxa do lixo” foi criada pelo governo federal e que trará benefícios para as cidades. É uma taxa criada, e muito bem criada, em 2000, e em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seus acertos, e que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. É uma lei que vai beneficiar principalmente as pequenas cidades que a gente vê nas nossas viagens, quando a gente vai chegando na cidade, tem lixo de um lado e lixo do outro da cidade. Você já imaginou o que que vai acontecer daqui há 20 anos com essa cidade? Vitória da Conquista é privilegiada, Vitória da Conquista tem células, tem saneamento básico, tem tratamento de esgoto, tem uma série de coisas que essas cidades pequenas não tem. Então, isso vai beneficiar verdadeiramente essas cidades pequenas que serão obrigadas a usar a taxa do lixo para beneficiar todos os resíduos sólidos”, finalizou.