A iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade e incluir produtivamente profissionais talentosas no ambiente da alta gastronomia e conta com o apoio de Helena Rizzo até o momento, a única mulher brasileira à frente de um restaurante condecorado com uma estrela Michelin, o Man.
A entrada apresentada pela chef de cozinha conquistense é o Crudo (robalo cru, aguachile de uvas verdes, picles de maxixe, uvas verdes frescas e óleo de coentro). O prato está disponível no restaurante Ecully Rua Cotoxó, 493 – Pompeia, São Paulo.
Nascida e criada na Joia do Sertão Baiano, Catarina se formou em arquitetura na UNIFACS, em Salvador em 2013. Já em em 2014, escolheu fazer fazer pós-graduação em São Paulo. A paixão pela gastronomia falou mais alto, e a jovem decidiu fazer o curso de gastronomia e ANHEMBI MORUMBI, em 2019.
Catarina é filha do engenheiro civil João Barreto e de Valéria Barreto, enfermeira e ex-funcionária da Caixa Econômica, e neta de Geruzia Ferraz, uma família bastante conhecida na cidade. A conquista de Catarina foi destaque no site de nível nacional Exame.
O destaque da chef conquistense no mercado gastronômico foi reconhecido e comemorado pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil). “Vitória da Conquista tem se destacado em inúmeras áreas no país. Agora o Brasil também aplaude e saboreia o tempero baiano de uma conquistense raiz. Parabéns pelo sucesso, Catarina! Nós em Conquista estamos orgulhosos de mais esta vitória”, declarou Lemos.