Em ato unificado, os Sindicatos dos Servidores Municipais (Siserv), do Magistério Municipal Público (Simmp) e dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (Sindacs) levaram cerca 4 mil pessoas às ruas de Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira (06). As categorias reivindicam o reajuste salarial 2019, e alegam que o governo Herzem Gusmão se recusa a negociar.
A manifestação foi iniciada em frente à prefeitura, onde foi realizada uma assembleia permanente unificada. Logo após, os servidores seguiram em caminhada com protesto até a Av. Lauro de Freitas.
A data base para o reajuste salarial dos servidores municipais seria o mês de maio. No entanto, até o momento as rodadas de negociações das cláusulas econômicas não foram iniciadas.
A presidente do Simmp, Ana Cristina, pediu que o diálogo seja aberto. “Estamos em manifestação porque o governo se nega mais uma vez a dialogar. Estamos aqui com a categoria, e esperamos que o prefeito reveja essa questão e nos chame para dialogar”, cobrou.
O vice-presidente do Sirserv, José Marcos, reforçou a unidade do movimento. “Esperamos que o governo atenda as nossas pautas e faça uma reunião com os três sindicatos”. Rita Suzana, coordenadora estadual do Sindacs, também exigiu a abertura das negociações. “Esperamos que não aconteça como a última vez e tenha alguém para nos receber”, disse.