Esta quinta-feira(26) foi marcada por grande manifestação em frente da Prefeitura de Vitória da Conquista. Centenas de motoristas de moto por aplicativos protestaram contra a exigência de documentação que, segundo eles, tem sido exigida pelo Simtrans. Os manifestantes também fizeram motociata pelo Centro da cidade.
Os trabalhadores afirmam que agentes dos Simtrans estão autuando os motos Uber, exigindo documentos e equipamentos, sendo que não existe lei municipal que regulamenta a atividade no município. “Tudo que a gente quer é trabalhar. Estamos sendo coagidos pelo Simtrans. Eles estão cobrando uma lei que não existe, cobrando placa vermelha, que nenhum motorista de aplicativo tem. Se vão exigir, tem que exigir de todos e não só de quem roda com moto”, disse um dos manifestantes.
Logo quando os motoristas de moto por aplicativo começaram atuar na cidade, a Prefeitura de Conquista tentou impedir a atividade, porém a categoria conseguiu junto ao Tribunal da Justiça da Bahia uma liminar autorizando a atuação. “Estamos sendo oprimidos, sendo que temos uma liminar”, contou outro manifestante.
Durante o ato, um dos organizadores do ato foi convidado a entrar na Prefeitura para conversar com responsáveis pelo setor de Mobilidade Urbana, porém, apesar do período de espera, ele afirma que não obteve resposta. “Só me entregaram um papel dizendo que está agendada uma reunião com o secretário de Mobilidade Urbana. Isso já mostra o desrespeito com a gente”, disse.
A falta de regulamentação do transporte público em Vitória da Conquista tem sido um dos grandes problemas da gestão municipal desde 2018. O transporte alternativo realizado por vans segue sem regulamentação, assim como o próprio transporte por aplicativo. Até mesmo, o transporte coletivo continua sem licitação, sendo operado pela própria Prefeitura.