Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Casos de coronavírus em Conquista aumentam, mas Prefeitura afirma que não fechará comércio novamente

Random image
Comércio movimentado em Vitória da Conquista, na segunda etapa de reabertura do comércio da cidade — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O Ministério Público voltou a recomendar o fechamento do comércio em Vitória da Conquista. Desde a reabertura, em 1º de junho, até o último dia 10, houve um salto de 159 para 313 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 96% em apenas nove dias. Em entrevista a meios de comunicação locais na manhã de hoje, a promotora Guiomar Miranda lembrou que o próprio protocolo de reabertura prevê o retrocesso das medidas de flexibilização se a confirmação de casos da doença aumentarem mais de 20%. “O vírus está ainda em atividade no meio da sociedade, existe ainda uma preocupação e uma necessidade de fazer um distanciamento social que é a única maneira que a gente tem de combater o vírus até que passe essa fase mais aguda que nós estamos vivendo ”, comentou a promotora.

Apesar da recomendação e do aumento significativo no número de casos na cidade após a volta da atividade comercial não essencial, a prefeitura garante que não vai fechar novamente o comércio. “Não vou atender o que a doutora Guiomar quer”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão (MDB) em entrevista de rádio. “Hoje nós temos infectologistas; temos um núcleo de triagem; todos os casos sintomáticos são monitorados por bairro; fomos a primeira cidade da Bahia que anunciou que não vai ter São João; a primeira cidade a cancelar as aulas da rede pública”, justificou apontando as principais ações de contenção da doença realizadas na cidade. “Claro que as vidas são muito mais importantes, mas as providências tomadas, as bênçãos de Deus e o exemplo que o conquistense está dando, estão contribuindo ao ponto de nós informarmos que não vamos acatar a recomendação do Ministério” completa.

Em resposta ao MP, Prefeitura informou o adiamento apenas da reabertura dos bares e restaurante.

De acordo com dados extraídos da calculadora de pressão hospitalar da Organização Mundial de Saúde, o pico da contaminação de Covid-19 na região sudoeste da Bahia ocorrerá em 21 de julho. Desta forma, as projeções apontam uma total saturação dos leitos clínicos no final do mês em Vitória da Conquista. Por ser polo regional de saúde, Conquista recebe pacientes de vários municípios vizinhos.

Atualmente o índice de isolamento social da cidade é de 42,8%, no entanto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o ideal para se adotar a flexibilização é o patamar de 70%.

O último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira(16) mostra que nas últimas 24 horas mais 24 pessoas tiveram resultados positivos para Covid-19 em Conquista, subindo para 393 o número total de casos confirmados na cidade desde fevereiro. Cerca de 52 pacientes ainda estão com o vírus ativo e seguem em recuperação, 10 estão internados e 42 em tratamento domiciliar. Até o momento foram registrados também 6 óbitos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também