Conforme divulgado pelo Blog do Sena na última terça-feira (18), uma agente de saúde denunciou a situação de pessoas com suspeita de Coronavírus que têm desrespeitado o isolamento social e saído normalmente expondo outras pessoas ao risco de contágio. Para piorar, mesmo sem o resultado do teste que confirma ou descarta a contaminação pela Covid-19, muitas dessas pessoas ainda saem para locais de grande circulação de pessoas sem utilizar máscara.
No programa Conquista de Todos, o repórter Ricardo Gordo comentou a situação. “As pessoas parecem que não estão acreditando mais no Coronavírus. Mesmo pessoas assintomáticas que estão sendo monitoradas precisam ficar em casa. Vale muito nessa questão consciência. A agente de saúde não quer se identificar, mas pode acionar a polícia, Eu vejo isso como um caso de polícia. É um crime uma pessoa contaminada ou sendo monitorada por conta do Covid, trafegando normalmente pelas ruas da cidade e tendo contato com outras pessoas”, disse o radialista.
De acordo com as informações divulgadas no último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2.111 suspeitos da doença ainda estão em investigação. Outros 301 pacientes ainda estão com o vírus ativo.
Diariamente, o que se vê no Centro da cidade e também em bares e restaurantes são pessoas aglomeradas e muitas delas sem máscara, aumentando significativamente o risco de transmissão pelo Coronavírus. O cenário é pior se considerada a taxa de ocupação dos leitos de UTI que atualmente está em 88,6%. Mesmo com o recebimento de pacientes de fora, a taxa de pacientes conquistenses que estão ocupando os leitos vem crescendo consideravelmente nos últimos meses e atualmente já representa metade do total.