A pré-candidata a deputada estadual Carol dos Animais (Solidariedade) criticou a falta de Centros de Controle de Zoonoses em municípios do interior do estado. Para ela, a situação é precária e exige um posicionamento do poder público estadual para dar apoio às prefeituras, de forma que possam implantar centros em suas cidades.
“Os centros cumprem um papel importante no cuidado e atenção aos animais. São estruturas onde podem ser feitas campanhas de vacinação, castração, acolhimento, dentre outras tantas funções. São locais também em que pode ser feito um trabalho de conscientização sobre maus tratos e sobre doenças que podem atingir os bichos”, ressaltou Carol.
Carol tem percorrido diversos municípios do estado para discutir a pauta animal e tem encontrado problemas graves. “A situação hoje é precária. Na maioria das cidades da Bahia, a causa animal ainda é deixada de lado. Os Centros de Controle de Zoonoses, por exemplo, são estruturas básicas, que acabam sendo deixadas de lado. Infelizmente, essa pauta ainda é negligenciada no interior”, criticou.
A protetora lembrou, ainda, que o ex-deputado Marcell Moraes cumpre um papel fundamental neste debate e, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), era a principal voz na defesa dos animais. “Hoje, após a perseguição feita contra Marcell, estamos sem representação no Parlamento estadual para defender a bandeira animal. Para mudar a realidade que estamos vendo no interior, precisamos de representação política”, salientou.