Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Carol dos Animais comemora 12 anos do resgate dos elefantes do circo Portugal: “Conquista histórica para a causa animal”

Pré-candidata a deputada estadual ainda destacou a lei, de autoria do ex-deputado Marcell Moraes, que proíbe animais em circos na Bahia

Diretora da ONG GAEMO, a pré-candidata a deputada estadual Carol dos Animais (Solidariedade) comemorou os 12 anos do resgate dos elefantes maltratados no Circo Portugal. O caso aconteceu em Salvador no dia 12 de junho de 2010 e foi denunciado à época pelo ex-deputado Marcell Moraes, que encontrou os animais acorrentados em um espaço de menos de 2 mil metros quadrados, o que representava maus tratos.

Doze anos depois, Carol ressalta que o caso ainda repercute e representou uma conquista histórica para a causa animal. “As pessoas, de certa forma, se acostumaram com aquelas cenas de maus-tratos aos animais nos circos, como se fosse uma coisa normal. Mas esse tipo de situação causa sofrimento. Os animais em circos sofrem maus-tratos, são submetidos a torturas físicas e psicológicas, têm uma péssima condição de vida, longe do seu real habitat”, disse.

“Naquele momento, com Marcell liderando aquele movimento, nós tivemos uma conquista histórica. Esse episódio foi muito importante para que fosse proibido, por meio da lei de autoria de Marcell, o uso de animais em circos. Maltratar animais não é diversão, é crime”, complementou.

A defensora dos animais pontua, ainda, que é preciso haver fiscalização para garantir que a lei seja cumprida. “Nós seguimos monitorando as apresentações circenses que acontecem em todo o estado. Mesmo com a lei, sabemos que ainda há aqueles que insistem em maltratar animais em circos. Por isso, defendemos uma fiscalização severa, com punição para os responsáveis”, salientou.

A lei prevê que, em caso de descumprimento, os circos podem ser punidos com multa de 50% dos valores arrecadados por espetáculo, além da possibilidade de serem adotadas providências judiciais eventualmente cabíveis. A legislação ainda determina que os valores arrecadados com as multas sejam revertidos em políticas públicas do Governo do Estado e do Fundo Nacional de Meio Ambiente para a Proteção dos Animais.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também