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Carnaval da Bahia 2025 chega ao fim com mais segurança, turismo recorde e inclusão

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Com redução expressiva nos índices de violência, avanços na proteção social e impacto na economia, a festa consagra-se como uma das mais seguras da história.

A Bahia se despede, nesta quarta-feira (5), do Carnaval 2025, encerrando uma das maiores festas populares do mundo com números expressivos e um saldo positivo das ações de segurança pública. A folia registrou uma queda significativa nos índices de violência, com redução de 32,2% nos furtos e 33,1% nos roubos, em relação ao ano passado, além de não ter contabilizado homicídios nos circuitos. O sistema de reconhecimento facial ajudou na prisão de 55 pessoas, enquanto os portais de abordagem apreenderam quase 5 mil objetos.

Com reforço na segurança, ampliação dos serviços sociais e de saúde e recordes no turismo, a festa reuniu milhões de baianos e visitantes em Salvador e no interior. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o saldo positivo do Carnaval da Bahia. “Existe todo um planejamento [tanto no circuito], quanto ao redor do circuito, nos bairros onde a inteligência determina que haja algum risco de mobilização criminosa, que possa afetar tanto as localidades, a cidade, quanto o circuito carnavalesco; além dos recursos tecnológicos”, explicou o governador.

Para o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, os números refletem o planejamento estratégico montado para a festa. “A redução dos furtos e roubos e a ausência de homicídios nos circuitos são reflexo do trabalho integrado das polícias Militar, Civil e Técnica, do Corpo de Bombeiros e das nossas equipes de inteligência. O uso do reconhecimento facial foi decisivo, permitindo a prisão de foragidos da Justiça. Seguimos investindo para tornar a festa ainda mais segura a cada ano”, destacou Werner.

O Carnaval 2025 atraiu 3,5 milhões de turistas para a Bahia, gerando R$ 7 bilhões para a economia do estado. A ocupação hoteleira foi de 94% em Salvador e 91% no interior, e o número de vôos aumentou 16%. O Serviço de Atendimento ao Turista teve 97% de avaliação positiva.

 


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