A BR-116 passa por municípios importantes como Vitória da Conquista e Jequié, na região Sudoeste da Bahia. A estrada é a principal ligação do nordeste com as regiões sudeste e sul do Brasil.
Além disso, é pela BR-116 que são feitos o transporte industrial e o escoamento da produção. O fluxo na estrada é grande e quem transita por ela pede que a duplicação da estrada seja realizada. Por essa razão, um dos principais assuntos comentados ao longo dos anos é a duplicação da via. No entanto, parece que assunto foi esquecido.
A emissora TV Uesb exibiu uma reportagem, nesta segunda-feira (24), que mostra a importância da duplicação da BR-116 para os caminhoneiros. De acordo com os caminhoneiros entrevistados, a duplicação pode trazer benefícios como melhorar o fluxo da viagem além de reduzir os custos com a manutenção do veículo.
Outro questionamento são os valores do pedágio. Administrada pela Via Bahia desde 2009, após vencer o contrato que dura 25 anos, os caminhoneiros entrevistados reclamaram do preço praticado atualmente que varia entre de 5 reais e 10 centavos para motos, até 45 reais e 90 centavos para veículos com nove eixos.
Ainda segundo a reportagem, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé (MDB), explicou que uma comissão de acompanhamento foi criada para buscar uma solução para a melhoria da estrada, mas ressaltou que a região sudoeste é desassistida pela Via Bahia.
“Nós somos desassistidos pela Via Bahia. O que nós, com a nossa comissão aqui, estamos buscando constantemente, reunindo, indo a Brasília, conversando com o Ministério, em relação a isso, é que possa ter na verdade um apoio do Governo Federal, relacionado a isso, para que não fique essa inercia que a Via Bahia tem sido”, declarou o presidente da Câmara.
Assista à reportagem da TV Uesb na íntegra: