O Blog do Sena flagrou na última quarta-feira (25) o fechamento completo do loteamento Caminho do Parque. Um integrante da nossa reportagem tentou ter acesso ao loteamento e foi informado por um vigilante que sua entrada só seria possível com a autorização de algum morador. Foram instaladas cercas elétricas e o acesso ao condomínio, só pode ser feito com autorização de algum morador. Além disso, no acesso que fica na Rua Dona Prata, foi colocado um portão que só pode ser aberto pelo moradores através da identificação biométrica.
Há vários anos, já havia sido construído um muro que separava as casas pertencentes ao Caminho do Parque do “Calango Nu”, que fica localizado do outro lado da Rua Dona Prata, que fica em frente. Em 2017, foi aberto um pequeno acesso nessa parte do loteamento, para possibilitar a circulação de pedestres.
Em 2016, foi autorizado por meio de um Termo de Compromisso entre a associação de moradores do loteamento e a Prefeitura, que o fosse implantado no acesso ao loteamento pela Avenida Luís Eduardo Magalhães, uma cancela a fim de controlar a entrada de veículos, mas ficando livre o acesso de pessoas e bicicletas.
A justificativa apresentada pela associação de moradores era a necessidade de melhorar a segurança do local e também a segurança do tráfego nas ruas do loteamento.
Em troca, a associação de moradores se comprometeu a pavimentar e sinalizar a Avenida Guanabara, que no período era apenas encascalhada, para que a via pudesse ser melhor utilizada pelos condutores, que acabam utilizando ruas internas do loteamento.
No Termo de Compromisso não consta qualquer possibilidade de fechamento completo do acesso à parte interna do Caminho do Parque, uma vez que o local não é um condomínio, mas um loteamento. Dessa forma, a iluminação e o recolhimento do lixo são de responsabilidade do poder público municipal.
O Blog do Sena já entrou em contato com a Prefeitura para saber se existe um novo Termo de Compromisso firmado entre as partes que autorize o fechamento completo do local, mas, até o fechamento dessa matéria não havíamos sido respondidos.