A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública na última segunda-feira (8), para discutir o sistema cicloviário e o incentivo ao cicloturismo na cidade. A audiência abordou os benefícios da prática do ciclismo, como sustentabilidade, redução do tráfego e da poluição, além do estímulo à atividade física e lazer acessível. A audiência foi fruto da iniciativa dos mandatos dos vereadores Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) e Fernando Jacaré (PT).
Durante o debate, o vereador Edivaldo Ferreira Jr destacou o projeto de Lei Nº 104/2022, que trata da criação do cicloturismo no município. “É necessário realizar o planejamento das ações, de forma a garantir a segurança dos ciclistas e dos demais usuários das vias públicas”, frisou também. Já o vereador Fernando Jacaré (PT) ressaltou a responsabilidade do poder público sobre a educação no trânsito.
Empresários e entusiastas do cicloativismo também destacaram o crescimento do ciclismo na cidade e a necessidade de inserir a bicicleta nas discussões sobre esporte e mobilidade urbana no município. Em vista disso, aspectos como o uso de equipamentos de proteção adequados e a expansão da malha cicloviária foram abordados. Foram mencionadas, também, as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas nas rodovias e a necessidade de melhorias na infraestrutura das estradas.
Também participaram da audiência os vereadores Subtenente Muniz (Avante), Ricardo Babão (PCdoB) e o ex-vereador Danillo Kiribamba.