Moradores de diversos bairros de Vitória da Conquista denunciaram na manhã desta quarta-feira (16) péssimas condições na água entregue pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Baseamento) em suas casas. “Parecendo um café já coado”, descreveu uma moradora de Conquista.
A água está retornando insalubre às torneiras após a suspensão do abastecimento ontem, terça-feira (15).
As reclamações chegam ao Blog do Sena vindo de vários lugares da cidade, como os bairros Guarani, Urbis 2, Lagoa Azul, e Cruzeiro.
Segundo relatos, a água está assim desde cedo. “Acordei cinco horas da manhã pra lavar roupa e tô aqui até agora e nada de ficar clara, só fica mais suja. Isso é um absurdo, falta de respeito com a população”, reclamou uma mulher, em mensagem enviada para o Blog do Sena.
As denúncias não param por aí: “Desde cedo que tá saindo água dessa cor aqui em casa e cada hora fica mais preta. Quero tomar banho, escovar os dentes e nem posso com a água desse jeito”, afirma outra residente de Vitória da Conquista.
Veja vídeo que uma moradora de Conquista enviou pra o Blog:
A Embasa divulgou uma nota a imprensa explicando o que ocorreu. Veja a seeguir, a nota na íntegra.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que pontos isolados da cidade poderão registrar alteração na coloração da água distribuída após a interrupção do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista para interligação de nova adutora ontem (terça, 15), intervenção necessária para o aumento da oferta de água na cidade pelos próximos 20 anos.
O restabelecimento da vazão da adutora após a parada provocou a liberação de materiais incrustados na tubulação, alterando ligeiramente a coloração da água. Como as tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água com o aço nas suas paredes internas a velocidade da água provocou um atrito com as paredes da tubulação e consequentemente a remoção desta carga inorgânica.
Equipes da Embasa estão atuando em campo, realizando o procedimento padrão de descargas. Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site) ou pelo Whatsapp (71) 99613-2858.
Por fim, a Embasa ressalta que a água fornecida na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº5/2017 (Anexo XX) do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico.