No último final de semana, durante a 24ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) foi decidido incluir a vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiência permanente em toda Bahia.
De acordo com a CIB, assim como puérperas, os adolescentes deverão utilizar exclusivamente a vacina Pfizer. Em Vitória da Conquista, o cadastramento desse público ainda não foi iniciado.
Apesar de não ter ainda uma data definida, em entrevista ao Blog do Sena, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, informou que nos próximos dias o cadastramento já deverá ser realizado para que aos adolescentes com comorbidades e deficiência permanente sejam vacinados no município.
“Iremos iniciar um cadastro já nesta semana onde esses adolescentes vão entrar no site da Prefeitura. Nós iremos colocar à disposição deles para esse cadastramento, para isso nós vamos ter a necessidade de Vitória da Conquista e vamos iniciar já este trabalho nos próximos dias”, disse Cerqueira.
Os adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos começaram a ser vacinados em Salvador, na segunda-feira (23). Na capital, foram montados dois esquemas para os adolescentes que estão com nome na lista da Secretaria Municipal de Salvador e aqueles que não estão cadastrados no portal.
A vacinação contra a Covid-19 em Vitória da Conquista, em relação ao critério de idade, tem sido motivo de críticas pela população que questiona o atraso em relação a outras cidades maiores, como Salvador (12 a 17) e Feira de Santana (18), além de outros municípios como Itabuna (18) e Jequié (18). Em Conquista, na segunda-feira (23) e terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), montou um mutirão de 24h, sendo 12h em cada dia, para vacinar a população de 29 a 26 anos.