Uma declaração de apenas cinco segundos da ex-vice-prefeita Irma Lemos (DEM) pode provocar alterações nos rumos da política conquistense. Neste domingo, durante a posse de Irma Lemos para a presidência do DEM em Vitória da Conquista, ela declarou que seus candidatos para deputado estadual e deputado federal são, respectivamente, Tiago Correia (PSDB) e Elmar Nascimento (PR). O conflito foi tema do programa Redação Brasil nesta terça-feira (17).
A declaração estremeceu as relações entre Sheila Lemos, prefeita de Conquista, e Luís Carlos Dudé (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, que já se posicionou, afirmando que não está satisfeito com a declaração de Irma. Dudé é aliado da prefeita e também deve se candidatar para deputado em 2022. Com sua fala, Irma colocou em xeque para quem irá o apoio de Sheila Lemos, sua filha, nas eleições de 2022.
Assim, vai ficando cada vez mais acirrada a disputa em torno do apoio de Sheila, que além de Dudé, já é cobiçado por Lúcia Rocha (MDB) e pelo também deputado e candidato à reeleição, Thiago Correia (PSDB), que é conquistense radicado em Salvador.
Esse movimento pode representar um afastamento ainda maior da base herzista do governo Sheila. Dudé era líder de governo na Câmara na gestão de Herzem Gusmão, que era do MDB. Desde o início do governo, Sheila Lemos promove mudanças e trocas de cadeira na prefeitura, convidando seus aliados mais próximos e deixando apoiadores de Herzem descontentes.
Durante a edição desta manhã do Redação Brasil, o repórter Ricardo Gordo ressaltou que o apoio de Dudé é importante para a prefeita, afinal, ele é presidente da Câmara; por outro lado, a parceria da prefeita também seria de grande valor para Dudé em sua candidatura para deputado.
As articulações para 2022 vão ficando cada vez mais acirradas e o cenário ganha novos contornos a cada movimento político.