A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, que tem na Presidência o vereador Hermínio Oliveira (Podemos), já iniciou as agendas para o ano de 2023. Com a destituição da antiga mesa, o rearranjo dos vereadores começa a causar disputas entre os pares.
A primeira expectativa é pelo nome que irá assumir a liderança bancada de situação. Conversas de bastidores apontam que o vereador Nildo Freitas (PSC) deva permanecer na cadeira.
Informações obtidas com exclusividade pelo pelo Blog do Sena dão conta de que a maior indaga está na disputa para ocupar a vaga na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é uma das mais importantes da Casa, por onde passam os principais projetos.
O nome cotado para a vaga é o do ex-presidente Luis Carlos Dudé (MDB), que ocuparia a vaga do delegado Marcus Vinícius (Podemos).
Outra posição que vem causando discussões é a da vice-liderança da oposição, que era ocupada pelo vereador Ricardo Babão (PCdoB), mas agora compõe a mesa diretora como primeiro secretário. Com a vaga livre, os vereadores do PT e PCdoB discutem quem seria o mais indicado. A liderança de oposição já é ocupada pelo petista Valdemir Dias.
Resta aguardar o desfecho da reorganização da Casa para o novo ano e para a nova gestão.