Como já antecipado em matéria pelo Blog do Sena, o consagrado músico Xangai assumirá a Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista. Ele substituirá o também músico Adriano Gama, após uma gestão que ficou marcada por polêmica entre a classe artística.
Em junho de 2021, o Blog do Sena divulgou a informação de que Xangai poderia estar sendo sondado para compor o governo de Sheila Lemos (DEM). Cerca de um mês depois, a nomeação do sertanista se confirma na Secretaria de Cultura do município.
Além de nutrir uma boa relação com a prefeita Sheila Lemos, Xangai também era apoiador do ex-prefeito Herzem Gusmão e chegou a participar da campanha eleitoral para prefeitura do ex-gestor de Conquista.
Eugênio Avelino, como se chama o célebre artista popularmente conhecido como Xangai, é um músico consagrado e reconhecido em todo o Brasil. Compositor, cantador e violeiro, ele já trabalhou com Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Vital Farias e Waldick Soriano.
A parceria que mais marcou sua carreira, no entanto, foi com Elomar Figueira Mello, cultuado artista conquistense. Xangai conheceu o menestrel aos 9 anos e recebeu grande influência do compositor.
A nomeação de Xangai acontece após gestão da pasta de Adriano Gama ser marcada por polêmica. Em maio deste ano, Gama aconselhou artistas a “passarem o chapéu” na rua, em referência ao ato de pedir contribuições financeiras aos transeuntes. A fala causou revolta na classe artística da cidade, gerando inclusive manisfestações na porta da prefeitura.