O clima da primeira reunião entre os vereadores eleitos e reeleitos de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (31), não foi nada amigável. Todos os edis estão na ânsia para “pegar sua parte” e garantir seus cargos após a eleição do presidente Ivan Cordeiro (PL) e da nova mesa diretora.
A única e grande questão é que nem todos foram favoráveis e colaborativos na eleição da nova presidência. Como os vereadores não fizeram questão de esconder no dia 1º de janeiro, pelos menos 7 deles votaram em branco.
Mesmo sem terem participado, os edis ainda buscam “participar” da nova gestão da Casa Legislativa. Um imbróglio se formou, provocando um clima conflituoso. Nem mesmo a atitude da prefeita Sheila Lemos (UB) de tentar amenizar o racha em sua base aliada com a indicação líderes de governo e de bancada foi suficiente para evitar as discussões de hoje.
A reunião que tinha como objetivo alinhar os pontos antes da primeira sessão, que acontece na próxima quarta-feira (03), de transformou em um bate-boca muito pior do que os vistos em discussões de projetos polêmicos na Casa.
Agora, o novo presidente vai precisar de ainda mais jogo de cintura para alinhar os interesses e manter a ordem entre seus colegas durante a gestão. Apesar do “climão”, todos os edis devem parecer tranquilos e polidos na próxima sessão.