Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Brumadinho: celular toca em rabecão e família localiza corpo

Random image

Enquanto buscam por parentes desaparecidos em Brumadinho, familiares ligam para os telefones celulares repetidamente, mesmo depois de centenas de ligações não atendidas. No sábado, uma dessas chamadas acabou ajudando a família a encontrar uma vítima – infelizmente sem vida. 

O celular do morto tocou quando o corpo  já estava no rabecão, a caminho do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte. Os irmãos tinham rastreado o aparelho e encontraram como ponto de localização a entrada do campo de pouso dos helicópteros em Brumadinho, onde estão chegando os rabecões com os corpos. “Dei as coordenadas geográficas aos Bombeiros. Quando cheguei perto, liguei e o telefone tocou no bolso dele, dentro do rabecão. Pedi para ver e abriram o veículo. Ele estava com o telefone, habilitação e crachá”, contou o irmão da vítima ao Estado de Minas, que divulgou a história.

A identificação oficial aconteceu somente às 18h do sábado, pelas digitais, e o corpo foi liberado apenas no domingo. “Essa parte está muito lenta. Primeiro, disseram que o minério estaria atrapalhando a identificação da digital, depois, que havia muita gente”, reclama o irmão. Nessa mesma família, o pai também trabalha na barragem da Vale, mas não estava no local no momento do rompimento porque tirou férias.

Telefone toca
Para outros, a esperança fica em pequenos detalhes. A operadora de telemarketing Gisele Pedrelina Duarte Santana Loures, de 22 anos, acredita que o fato do telefone do pai ainda chamar seja um bom sinal.  “O telefone dele está tocando, está com bateria. Alguém precisa fazer alguma coisa para rastreá-lo”, diz. Sebastião Divino Santana, 58, é motorista e estava na mina no momento do rompimento.

A Justiça Federal de Minas Gerais aceitou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e determinou que as operadoras forneçam dados dos sinais de aparelhos dos clientes que estão desaparecidos por conta da tragédia. “A decisão se estende aos clientes que estavam nas imediações da Mina de Córrego de Feijão entre a meia-noite de quinta-feira (24) e o mesmo horário de ontem (25), num raio de 20 quilômetros”, diz nota da AGU. As empresas de telefonia que deverão cumprir o pedido são: Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, Algar Telecom e Sercomtel”.

Até agora, foram confirmados 58 mortos e ainda há 305 desaparecidos por conta do rompimento da barragem. Os bombeiros dizem que alguns corpos podem nunca ser encontrados.


Curta e Compartilhe.


Leia Também