O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceitou o pedido feito por Edvaldo Ferreira Júnior, que havia se candidato a vereador em 2020, para que fosse feita a recontagem dos votos após a decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato do Pastor Orlando Filho (PRTB). O Blog do Sena teve acesso à decisão com exclusividade na tarde desta segunda-feira (07). Edvaldo Ferreira deve assumir a vaga do Pastor na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista nas próximas horas.
Em maio desse ano, a Justiça Eleitoral comprovou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro-PRTB, ao qual pertence Orlando Filho, utilizou suas candidaturas laranjas para completar a cota de gênero nas eleições municipais. A decisão determinava ainda a anulação de todos os votos recebidos por candidatos do partido, recontagem, ou seja, um recálculo dos quocientes eleitoral e partidário a partir dos votos válidos remanescentes.
Com a negativa dos desembargadores, Edvaldo Ferreira, cujo partido tinha maior sobra nas eleições, formulou um pedido para que o Acórdão, da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que comprovou a fraude e determinou a recontagem dos votos, fosse executado e ele assumisse a vaga.