Sorria. Você está sendo filmado! Essa frase muita conhecida em estabelecimentos comerciais também poderá ser aplicada nas ruas de Vitória da Conquista. Isso porque a implementação das câmeras do projeto Muralha Digital foi realizada e a cidade se transformará em um “Big Brother”.
O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de trazer mais inovação e segurança para a cidade. Foram instaladas seis câmeras fixas e quatro ptzs – câmeras com movimentação horizontal (panorâmica), movimentação vertical e zoom, todas localizadas nas vias da entrada e da saída da cidade e compõe o cerco digital.
Além de flagrar infrações de trânsitos com aplicação de multa, as câmeras também tem o objetivo de proporcionar mais segurança na cidade. Nos últimos meses, Vitória da Conquista registrou vários casos de arrombamentos de lojas, furtos e roubos. Com as câmeras, os crimes poderão ser registrados e as imagens poderão facilitar o trabalho da Polícia Militar. Os dados e imagens gerados serão encaminhados para o centro integrado de comando e controle que atuará em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A empresa Atlanta Tecnologias de Informação LTDA foi a vencedora da licitação e o contrato tem vigência de 12 meses e tem valor total de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Desse modo, o custo mensal da implantação da Muralha Digital será de cerca de R$ 458 mil ao mês.
A data quando começará a funcionar a Muralha Digital, assim como os radares que também foram implantados, ainda não foi informado. Antes, o Simtrans fará ações educativas para população.