
Com a volta da neblina e chuva leve em Vitória da Conquista, moradores de alguns bairros voltaram a sofrer com a lama. O problema reaparece em épocas chuvosas devido a falta de pavimentação. Esse o caso do bairro Jardim Guanabara onde a maioria das ruas ainda não foram pavimentadas pela Prefeitura.
Em uma das ruas do bairro fica localizada a Casa do Amor, instituição filantrópica que presta assistência a pacientes em tratamento oncológico. Tantos os pacientes quanto os moradores da localidade enfrentam sérios transtorno devido a falta de pavimentação.

A espera dos moradores pelo tão sonhado asfalto vai demorar um pouco mais. De acordo com a Prefeita Sheila Lemos, em entrevista ao vereador e radialista Luís Carlos Dudé, os bairros que ficam dentro do Anel Viário serão pavimentados só em 2023. Os recursos são oriundos do empréstimo internacional de 72 milhões de dólares, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, atual denominação da CAF – Corporação Andina de Fomento, com a garantia da União.
“Os locais que ainda não tem pavimento, que ainda estão no chão, na terra, vão ser pavimentados. Claro que alguns locais vão precisar de drenagem, rede de esgoto onde não tem, mas é um valor que vai dar para a gente pavimentar aproximadamente 300 ruas. Então todo esse espaço que está dentro do anel viário está no projeto internacional, que se tudo der certo, a gente começa a executar no ano de 2023”, explicou Lemos.
O valor também será destinado para a revitalização de avenidas importantes como a Brumado, a principal do bairro Urbis V e do bairro Vila Serrana. E segundo a Prefeita, a expectativa é pavimentar 300 ruas com o valor do empréstimo.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou o Projeto de Lei Ordinária do Executivo Nº 030/2021 (https://sapl.vitoriadaconquista.ba.leg.br/materia/11298), que autorizou o município a contrair um empréstimo, em março deste ano. No entanto, o projeto só se tornará realidade caso o empréstimo também seja aprovado pelo Senado Federal e pelo Presidente da República. Burocracia que deve ser concluída até o primeiro semestre no ano que vem. Já os bairros que ficam do lado de fora do Anel Viário só poderão ser asfaltados por meio de emendas parlamentares e não existe nem uma data prevista.
“Tem muitos bairros que não tem pavimentação asfáltica. Desses bairros que estão fora do Anel Viário, nós estamos a cada ano lutando por emenda parlamentar, porque só através de emenda a gente vai conseguir fazer isso”, declarou Lemos.
Esse é o caso das 57 ruas dos loteamentos Jardim Valéria, Santa Teresinha, Jardim Copacana II e Jardim Sudoeste que serão pavimentados por meio de uma emenda parlamentar no valor de 14 milhões de reais. A Ordem de Serviço foi assinada pela Prefeita no dia 20 de junho deste ano. A obra será executada pela pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).