Cumprindo agenda em Brasília, nesta quarta-feira (8), o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do evento de divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções. A ação norteou os investimentos do Governo Federal para municípios e estados, anunciando recursos para 842 equipamentos e obras para a Bahia, sob os eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Com um investimento total de R$ 18,3 bilhões distribuídos em cinco modalidades, o Novo PAC Seleções abrange 11% dos municípios baianos. Essas modalidades incluem desde o Abastecimento de Água Rural até a Urbanização de Favelas, passando pela Prevenção a Desastres Naturais, Regularização Fundiária e Renovação de Frota. O objetivo é fortalecer as comunidades, tornando-as mais resilientes e sustentáveis diante dos desafios climáticos e sociais que enfrentam.
Vitória da Conquista receberá um investimento de R$ 10.851.591,14 para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) na Praça Sá Barreto, dois veículos de transporte escolar, uma creche, um espaço esportivo comunitário, duas Unidades Básicas de Saúde no Jardim Valéria e Campinhos, e uma Unidade Odontológica móvel. O governador Jerônimo Rodrigues elogiou o presidente Lula por reintroduzir essa política crucial de investimento em infraestrutura, destacando a importância do suporte do governo federal para os municípios e estados. Ele também ressaltou a participação ativa da Bahia em todas as seleções dos dois eixos, que abrangem desde a contenção de encostas até a renovação de frota, urbanização de favelas, regularização fundiária e Água para Todos. O evento também contou com a presença do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA).
Com a aprovação das propostas selecionadas, a Bahia será contemplada com investimentos do Governo Federal para a implementação de 842 equipamentos e obras. Estes investimentos não apenas representam um impulso significativo para o desenvolvimento do estado, mas também trarão benefícios diretos para mais de 6,6 milhões de baianos, abrangendo aproximadamente 47% da população estadual.
Os projetos selecionados foram elaborados de forma integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada região, tanto urbana quanto rural. Prevendo a redução das desigualdades regionais e aumento na promoção do desenvolvimento inclusivo em todo o estado da Bahia.