Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Bahia: Contratação de médicos sem registro e formatura antecipada podem acontecer para enfrentamento ao Covid-19

Random image

Em entrevistas às rádios de Vitória da Conquista, o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), admitiu que a antecipação das formaturas dos estudantes de medicina e a contração de médicos do exterior podem acontecer no Estado para o enfrentamento ao Covid-19. No entanto, a primeira opção do Governo é a convocação de médicos com registro regular.

Rui Costa conta que a Bahia lançou um edital de chamamento dos médicos com registro regular para ocupar as vagas criadas para atuar no combate ao Covid-19. Mas caso até o final do prazo, que será daqui há uma semana, os médicos não se apresentem ou o número seja insuficiente para completar as vagas, o Estado tomará as medidas cabíveis para a contração de médicos brasileiros que se formaram no exterior e/ou médicos do exterior que estão no Brasil.

O Governador explica que países desenvolvidos também adotaram essa medida, como à exemplo dos Estado Unidos, Itália e Espanha. ” Se as nações ricas e desenvolvidas aceitaram, por que o Brasil, um país pobre e com escassez de médicos não pode fazer isso?”, pontuou. “Os Estado Unidos, por exemplo, fez chamamento para médicos do exterior, irá pagar salários altos e dar a permanência de 7 anos no país para esses profissionais”, completou.

Antecipação de formatura – Em todo o Brasil há estudantes de medicina que já tem carga horária prática suficiente para antecipação do diploma, como é o caso dos dois cursos da área na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Já há um regulamento nacional que permite que a emissão desses diplomas, estratégia para aumentar o número de profissionais atuando no combate à pandemia.

Rui Costa avalia essa medida como viável para a Bahia também. No entanto, acredita que essa decisão deve partir de cada universidade. “Eu não pretendo me intrometer lançando decreto. Entendo que isso é uma autonomia de cada faculdade. Ela tem que decidir se o aluno está em condições para receber o diploma ou não”, afirmou.

Leia também: Conquista: Rui Costa confirma contração de mais leitos de UTIs com respiradores da rede privada


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também