Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Bahia: 100 casos de feminicídios foram registrados no estado este ano; número já é superior ao de 2019

Random image

De janeiro a 30 de novembro, deste ano, a Bahia registrou 100 feminicídios. A informação foi divulgada nesta segunda (21) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A SSP ainda registrou 87 tentativas de feminicídio.

O ano de 2020 ainda nem acabou mas o número é superior a todo o ano de 2019 quando 92 feminicídios foram registrados no estado. Em entrevista ao A Tarde, defensora pública Firmiane Venâncio do Carmo, mestra no tema Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), disse que os números evidenciam a persistência desse crime de gênero, que a essalta não acontecer de forma repentina. Ela considera que o feminicídio é o extremo de “uma violência que vem se mostrando ao longo de anos, ao longo de fases”.

“A ameaça é das violências mais graves que uma mulher pode sofrer, porque potencialmente você não sabe se aquele mal prometido vai ser concretizado. De forma igual, as violências psicológicas, as violências morais… violências que são tomadas como menores, mas são o começo de algo que pode se agravar e pode ter um desfecho letal como o feminicídio”, analisa a defensora.

Para ela, é muito importante a mulher fazer a denúncia. “”Por mais que saibamos que nossas estruturas não são as mais ideais, nós precisamos confiar nessas instituições. E são essas estruturas que acabam evitando que um número maior de feminicídios aconteçam”, enfatiza.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também