Seguindo a ordem de implantação de radares, a Avenida Paraná, na zona oeste de Vitória da Conquista, também irá receber o equipamento .A avenida é uma das mais importantes da cidade.
Bastante movimentada, a via liga conjuntos habitacionais e bairros populosos, como o Patagônia, ao Centro da cidade. No início da semana, um grave acidente envolvendo uma ciclista e uma carreta foi registrado na Avenida Paraná. Ana Paula Xavier, de 34 anos, morreu após ser atropelada nos fundos do antigo aeroporto. A jovem foi atingida por uma carreta enquanto trafegava de bicicleta. Segundo testemunhas, ela foi atropelada ainda na faixa de pedestres, no sentido Centro x Bairro.
O acidente, além de chocar a população, também levantou o questionamento sobre a necessidade de uma fiscalização eletrônica para ajudar a reduzir os acidentes no local. Como verificado pelo Blog do Sena, radares estão sendo instalados na Avenida Paraná. A implantação do equipamento começou a ser realizada antes do acidente que vitimou Ana Paula, só não foi ainda concluída.
O equipamento está sendo instalado no sentido Bairro X Centro, um pouco antes do local do acidente. A expectativa é que os radares proporcionem mais segurança para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam pela via.
Em Vitória da Conquista, de acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), sobre os registros de acidentes de trânsito sem vítima, de janeiro a agosto deste ano, constatou que o número de ocorrências caiu nas avenidas com Medidores Eletrônicos de Velocidade – MEV. A queda na quantidade de acidentes foi de 50,8%, em média, considerando as cinco vias.
A Avenida Juracy Magalhães teve uma redução de 43% em acidentes sem vítima. As vias Luís Eduardo Magalhães e Frei Benjamim diminuíram, respectivamente, 50% e 60%. Na Avenida Brumado, foi verificado o decréscimo de 51% em relação às médias dos anos anteriores. E a Avenida José Pedral Sampaio (Perimetral) apresentou redução de 50%