Seguem a todo a vapor as ações da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para revitalizar o Parque Lagoa das Bateias. A primeira etapa começou no dia 10 de março e, desde a equipe da Central de Equipamentos (Deserg) tem trabalhado na limpeza da lagoa. Moradores do bairro e frequentadores do Parque têm acompanhado o trabalho realizado. Em entrevista ao Blog do Sena, nesta terça-feira(04), Lucas Batista, coordenador do Deserg, contou que a população tem elogiado o andamento das obras.
Quase 2.000 toneladas de resíduos e material orgânico (vegetação aquática) já foram retiradas da lagoa. De acordo com relato de Lucas, apenas hoje foram retirados 100 toneladas de taboas. Com o avanço da limpeza, já é possível ver o aumento considerável do espelho d’água. “A população veio assistir a obra e tem ficado muito feliz. Estamos trabalhando o espelho d’água de volta, trazendo a vida. E onde tem via tem que ter cuidados”, afirmou o coordenador do Deserg.
Lucas também destaca o empenho da equipe e da Prefeita Sheila Lemos (União Brasil). “Nossa equipe está estimulada para dar seguimento a esse projeto que a prefeita tanto sonha. Ela pergunta todos os dias sobre, cobra foto”, contou. “Temos uma satisfação grande pela confiança da Prefeita, em devolver à população conquistense esse lado da zona Oeste com altivez. Dando luz para que esse povo tenha o carinho que a prefeita tem por essa região. Ou seja, que a população venha o quanto antes ficar brindando ao redor das Bateias”, completou.
A Lagoa das Bateias – A Lagoa das Bateias faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga e localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista, possuindo uma área de aproximadamente 53 hectares.
O local é também Unidade de Conservação (UC) que, além de desempenhar funções de manutenção dos mananciais hídricos e de ter importância como monumento paisagístico e área de lazer para a cidade, estimula investimentos em saneamento, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.